5 de março de 2013

Cramunhão

۞ ADM Dama Gótica


O Cramunhão, também conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, é um ser oriundo de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. Este pacto consiste, na maioria das vezes, de uma troca: a pessoa pede riqueza e o diabinho o servirá a vida toda e no fim dela levará sua alma. 

Feito o pacto, a pessoa tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20cm aproximadamente. Más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial, fecundado pelo próprio diabo. 

Segundo muitos, o Diabinho da Garrafa tem as seguintes características: 
  • Nasce de um ovo. Em algumas Regiões do Brasil, acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo; noutras Regiões, acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha, mas sim por um galo. Este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna. 
  • Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da Quaresma; e na primeira sexta-eira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Após passar o horário, retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias, aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho. 
  • Com o diabinho, a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha bem fechado. Com o passar dos anos, o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno. 
Em Conceição do Tocantins, fala- se de um fato ocorrido a tempos atrás com um rapaz que tinha muita vontade de ser rico e acabou fazendo um ritual para formalizar um pacto com o Diabo. 


Havia na cidade um coronel muito poderoso, que tinha grandes fazendas e muito dinheiro. Dizem que ele criava um cramunhão dentro de um recipiente guardado a sete chaves e todo seu patrimônio adquirido teria sido por conta dessa união. 

Sabendo da história, esse rapaz então buscou informações de pessoas próximas para descobrir como ele poderia fazer o mesmo e conseguir riquezas. Disseram-lhe que deveria chocar um ovo de galinha preta durante 15 dias embaixo do braço (axila) e fazer um ritual diário com algumas invocações (onde dizem ser encontrado no livro de São Cipriano) até o dia marcado. 

Certo dia o rapaz estava sentado debaixo de um famoso pé de jatobá, próximo ao cemitério da cidade, cansado pelas noites mal dormidas tentando atingir o objetivo de seu pacto quando acabou cochilando. O ovo caiu e se quebrou, e daí para frente o pior aconteceu. 

Começou uma ventania repentina que fez com que assustou a cidade inteira, e no local um redemoinho começou se formar espantosamente e espalhando seres estranhos como porcos com pés de galinha, galinha com cabeça de gato, ate que apareceu a criatura mais tosca, deformada, impossível de se descrever. 

Assustado, o rapaz se impressionou com a forma da boca vertical, que a criatura tinha da criatura que tinha e gesticulou com a mão dizendo: "Crê em Deus pai"... Com esse movimento sem perceber o individuo fez o sinal da cruz, que fez que com uma grande explosão acontecesse e a criatura sumisse, ficando apenas um forte cheiro de enxofre no ar. 

O coronel faleceu a pouco tempo. Dizem que o cramunhão pediu em troca um parente próximo (filho, esposa, neto), mas o velho acabou entregando a própria alma. Após o fato o rapaz, sempre era visto andando nas ruas mulambento, e machucado. Muitos dizem ter o presenciado várias vezes rolando no chão como se estivesse brigando com alguém, e com marcas de chicote nas costa e no peito sangrando. Dizem que sempre o demônio lhe visitava e o castigava ainda vivo. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. ♈ ADM Dama Gótica: Postagem dedicada ao Sr. Sleipnir ^^

    ResponderExcluir
  2. bem interessante. não conhecia esse mito.

    ResponderExcluir
  3. não lembro qual mais tinha uma novela na globo que tinha um desse na garrafa, acho que e o clavo e a rosa.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby