Image Map

15 de março de 2013

Trolls

۞ ADM Sleipnir



Os Trolls são criaturas originadas dos mitos e lendas nórdicas, e que se tornaram parte do folclore da Escandinávia e norte da Europa. Geralmente os trolls são retratados como seres maus e perigosos, embora às vezes eles interajam pacificamente com as pessoas. Eles são inteligentes ao construir e fazer objetos de pedra e metal e, muitas vezes viviam em cavernas ou entre pedras. 

As histórias recentes descrevem os trolls como gigantes que viviam em castelos e vagueam durante a noite. Quando expostos à luz solar, trolls transformam-se em pedra. Os penhascos de pedra de um lugar chamado Trold-Tindterne (Picos Troll) no centro da Noruega são ditos serem dois exércitos de trolls que uma vez travaram uma grande batalha até o sol nascer, que pegou-os e transformou-os em pedra. Ao longo do tempo, trolls passaram a ser representados como tendo o tamanho dos seres humanos ou, em alguns casos, sendo tão pequeno como anões. São pais carinhosos e muito protetores, protegem sua prole com unhas e dentes e os pais troll tem o costume de criar os filhos opostos ao seu sexo (as mães criam os filhos e os pais as filhas).




Muitos contos falam de barganhas entre trolls e humanos, onde os seres humanos devem superar o trolls ou sofrer destinos tristes. Em uma dessas histórias, um homem chamado Esbern amou uma menina cujo pai não deixaria sua filha casar-se até Esbern construiu uma bela igreja. Um troll concordou em construir a igreja para Esbern com a condição de que, se Esbern não pudesse descobrir o nome do troll até momento em que o trabalho fosse terminado, o troll tomaria os olhos e a alma de Esbern para si. Por mais que tentasse, Esbern não conseguia descobrir o nome do troll. Ele estava em desespero, até que a garota que amava orou por ele. Naquele momento, Esbern ouviu a esposa do troll cantar para o seu bebê, e sua canção continha o nome de seu marido. Com isso Esbern tornou-se livre do pagamento. Após o povo do norte da Europa se converter ao cristianismo, muitas de suas histórias passaram a contar com a oração como uma arma contra trolls.



NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

19 comentários:

  1. Muito boa a postagem! Meu primeiro contato com esse tipo de criatura foi em um filme norueguês chamado "o Caçador de Trolls" recomendo que assistem que o filme é bem legalzinho.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom eu dei uma pesquisada aqui em algumas coisas que você citou e eu acredito que tenha inventado tudo isso

      Excluir
    2. Obrigado por comentar. Eu não inventei nada, não tenho uma imaginação tão fértil assim. Tudo que foi escrito nesse post foi retirado de algum lugar da internet e adaptado para o formato de post do blog. Pode até ser que haja erros em informações dadas, mas nenhuma foi inventada por mim.

      Excluir
  3. Amei a Postagem *-* <3

    ResponderExcluir
  4. Quem são os trolls?
    3. A palavra trolls tem dois significadas. Trolls são bichos do folclore escandinavo descritos como ogros gigantes que vivem em locais subterrâneo. Mas isso deu origem ao termo mais conhecido, que são as pessoas que aproveitam da internet par zombar e contar algo ruim sobre outros, que podem causar, problemas, os trolls da internet.
    4. O anonimato pode e geralmente nos traz algo muito ruim, pois como anônimos as pessoas têm mais coragem para contar fofocas dos outros, que podem ficar muito tristes ao ponto de entrar em depressão e em alguns casos, se suicidar. Mas em alguns casos os anônimos da internet podem fazer algumas perguntas sem zombar e sem magoar, que traz a resposta de que ele não é necessariamente algo ruim

    ResponderExcluir
  5. Mega explicado tirou minha dúvida, obrigada. :-)

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muito, muito mesmo. mas eu tenho as minhas duvidas sobre as espécies ou tipos de trolls, eu fico pesquisando cada cousa sobre os trolls na (wikipedia, sites escandinavos, e registros nórdicos), mas não tenho certeza se devo acreditar em todas as informações. porque no filme "caçador de trolls" são apresentados quatro nomes de trolls e vi que não são nomes oficiais no folklore e sim nomes fictiçios, então se tiver tempo dária pro senhor postar um assunto sobre as espécies ou tipos de trolls de acordo com as escrituras e folklores antigos?

    ResponderExcluir
  7. é mesmo, você pode fazer um assunto sobre os tipos de trolls?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade esse post aqui está na minha lista de revisão, talvez inclua nele um parágrafo falando sobre isso.

      Excluir
  8. Sr. Sleipnir, no post vossa senhoria cita que os trolls são espertos e até malandros. Porém, em outros lugares eles são ditos como estúpidos. Poderia me explicar o porquê dessa diferença e qual a informação correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse assunto eu não conheço a fundo para poder te dar uma explicação no momento. Lembro que esse post foi traduzido por mim a partir do site a seguir:
      http://www.mythencyclopedia.com/Tr-Wa/Trolls.html


      Na época eu confiava 100% mas hoje em dia nem uso mais como referência de pesquisa. É provável que tenha informações incorretas, e portanto farei quando puder uma pesquisa sobre o assunto para corrigir esse post e também trazer algo sobre outras criaturas relacionadas.

      Excluir
  9. Ogro e troll podem ser usados como sinônimos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo não sei apontar diferenças entre eles. E pesquisando em dicionários você encontra os dois nomes associados como sinônimos.

      Excluir
    2. Compreensível. Bem, eu mesmo acabei fazendo uma pesquisa em dicionários de português e de línguas estrangeiras, nas definições eu acabei chegando as seguintes informações: A palavra "Troll" é derivada de línguas escandinavas e não tem nenhuma definição específica, é usada apenas para definir tais criaturas. A palavra "ogro" deriva do francês antigo "ogre" que por sua vez não tem um consenso quanto a origem. Mas uma das origens possíveis e que eu achei bem interessante é que talvez "ogre" seja uma corruptela de "Orcus", portanto as palavras "ogro" e "orc" teriam a mesma raíz linguística, o que é interessante pra mim já que o autor de senhor dos anéis, J. R. R. Tolkien disse que usou a palavra Orc em suas obras pois a palavra ogro ainda não teria chegado a língua inglesa. Vale lembrar que eu não sei até que nível as informações estão corretas, mas foi que eu encontrei.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby