۞ ADM Dama Gótica
Éris (do gregoἜρις, "conflito" ou "discórdia") é a deusa que personifica a discórdia e o caos na mitologia grega, corresponde à deusa romana Discórdia. Seu oposto é a Harmonia (grego), cuja contrapartida é Concórdia (latina), derivada de Concórdia (romana).
Nascida de Nix e renascida com o nascimento de Ares, que são frequentemente chamados de irmãos. Ela é a discórdia no casamento, mas, sobretudo na guerra, acompanhando o irmão pelo campo de batalha. E quando todos os deuses se retiram, ate mesmo o próprio irmão, ela permanece no local para gozar do caos e destruição causados.
Éris é a deusa que inflige o sofrimento, chegando mesmo a ser chamada de monstro infernal. E os seus esquemas de Discórdia não se limitam aos mortais. A lenda mais famosa referente à Éris relata o seu papel ao provocar a Guerra de Tróia, quando Peleu e Tétis casaram-se, e ela foi a única deusa não convidada, devido ao seu comportamento. Como vingança tirou uma maçã dourada (pomo de ouro) da árvore das Hespérides e inscreveu nela "Para a mais bela" atirando-a para a mesa do banquete. De imediato Afrodite, Hera e Atena se levantaram para reclamar o prêmio, o que levou, eventualmente, à guerra de Tróia, a maior Guerra entre o Oriente e o Ocidente.
Na Obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias 11-24, existem duas deusas Éris, e elas são de natureza totalmente diferentes. Uma é a filha de Zeus e Hera e irmã de Ares, promove a guerra, o mal, a batalha e é muito cruel, nenhum homem a ama, mas são forçados a prestar honra devido a sua natureza de deusa imortal.
A outra é a filha mais velha de Nix, e filha de Cronos, que ficam acima e habita no éter, e ela tem suas raízes na terra: e ela é muito gentil com os homens. Ela ajuda os homens a progredir no trabalho quando o considera seu próximo.
Na Teogonia de Hesíodo, (226-232), Éris a filha de Nix é menos gentil, e ele traz personificações outros de seus filhos: Ponos (pena), Lete (esquecimento), Limos (fome), Algos (dor), Hisminas (disputas), Macas (batalhas), Fonos (matanças), Androctasias (massacres), Neikea (ódio), os Pseudologos (mentiras), as Anfilogias (ambiguidades), a Disnomia (a desordem) e a Ate (a Ruína e a Insensatez), todos eles companheiros inseparáveis, e a Horcos (Juramento), ele que mais problemas causa aos homens da terra cada vez que algum presta falso testemunho.
A palavra "erística", em português, vem do nome da deusa grega da discórdia. Significa a arte da disputa argumentativa no debate filosófico, desenvolvida, sobretudo pelos sofistas, e baseada em habilidade verbal e acuidade de raciocínio (Houaiss).
Também leva o nome Éris um planeta anão no disco disperso do sistema solar (com a designação oficial 136199 Éris). Seu satélite natural chama-se Disnomia (segundo os antigos gregos, uma das filhas de Éris).
Os discordianos idolatram Éris como sua deusa.
Éris e Ares |
Adorei a figura da Deusa Éris... Na testa, podemos ver o símbolo da "Mão de 5 dedos de Éris", assim chamado no PRINCIPIA DISCORDIA, Livro Sagrado dos Discordianistas. Na cintura, o símbolo do CAOS. Na mão, o Pomo da Discórdia, a Maçã de Ouro, escrito KALLISTI, ou seja, "Para a mais bela".
ResponderExcluirCaso desejem conhecer mais sobre o DISCORDIANISMO, o link está aí...
Parabéns pela matéria.
Conselheiro FNORD
♈ ADM Dama Gótica: Obrigada ^^
ExcluirEu tenho que dizer que a deusa Éris me atrai de uma maneira diferente, eu amei ela *-*
ResponderExcluirOBS: A imaginem do meio está linda *-*
Éris, seria apenas um nome diferente para Nêmesis, ou não tem nada a ver? Me expliquem por favor.
ResponderExcluirOlá Nicolas! Nêmesis e Éris são duas divindades distintas. Nêmesis é uma deusa da vingança, que atua punindo criminosos e outros "pecadores" . Já Éris é uma deusa que promove discórdia, desentendimento e tumulto por onde passa.
ExcluirADORO a página e uso sempre de referência por conta das múltiplas origens que postam sobre essas figuras mitológicas.
ResponderExcluirObrigado por comentar e acompanhar nosso blog!
Excluir