Image Map

20 de fevereiro de 2023

Lete

۞ ADM Sleipnir

Arte de ArtOfBeng

Lete (em grego Ληθη, "esquecimento") é na mitologia grega um nome associado à daimona (espírito personificado) e deusa do esquecimento e também a um dos cinco rios que correm pelo submundo. Os dois costumam ser considerados um só, embora hajam fontes que façam distinção entre eles.

A deusa, oposta à deusa da memória Mnemósine, é filha sem pai de Éris, a deusa da discórdia, e irmã de Ponos (pena), Limos (fome), Algos (dor), Hisminas (disputas), Macas (batalhas), Fonos (matanças), Androctasias (massacres), Neikea (ódio), os Pseudologos (mentiras), as Anfilogias (ambiguidades), Disnomia (a desordem), Ate (a Ruína e a Insensatez) e Horcos (Juramento). Alguns autores lhe atribuem a maternidade de Dioniso e das Graças. 


O rio Lete (também conhecido como Ameles Potamos, "rio da distração") é o rio do submundo onde os mortos bebem de suas águas para esquecerem suas vidas mortais. Na verdade, bastava apenas tocar suas águas para experimentar o completo esquecimento.

De acordo com o poeta Statius, ele formava a fronteira entre o Hades e os Campos Elísios.  Na Eneida, o poeta Virgílio escreve que somente após os mortos terem suas memórias apagadas pelas águas do Lete é que eles podem reencarnar.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby