Image Map

8 de fevereiro de 2023

Pinto Pelado

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Pinto Pelado (também conhecido como Gogo, Nuelo, Frango, Frango-Pelado, Capão e Domingos Pinto Colchãoé uma assombração presente no folclore das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, geralmente com alguma variação nas suas características entre um lugar e outro. Geralmente, ela é descrita como um pinto de tamanho gigante e totalmente desprovido de penas (às vezes somente o seu pescoço é depenado), além de ser dotada de poderes sobrenaturais. Conta-se que ele é capaz de cruzar o fogo sem se queimar, e ainda engolir rios, florestas e animais, devolvendo-os inteiros ao seu lugar de origem quando for conveniente.

O Pinto Pelado normalmente não faz mal nenhum aos humanos, embora digam que aqueles que o encontram são acometidos pelo azar. Ele gosta particularmente de assustar aqueles que o menosprezam, e ele o faz de várias formas: dando pulos extraordinários, se movimentando de maneira esquisita, falando em momentos inesperados e desaparecendo de repente. Como outras assombrações, a sabedoria popular recomenda que evite-se se aproximar dele e principalmente provocá-lo, evitando assim ser alvo de suas traquinagens.

fontes: 

  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Mais um galo sobrenatural só que desta vez é brasileiro deve ser priml do galo sobrenatural de portugual, e também é uma mistura de saci com seres elementais de fogo e outra lenda na qual um sapo engole toda água e a cospe de volta.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby