Image Map

17 de fevereiro de 2023

Taumafiskur

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Taumafiskur (“peixe de freio”; também conhecida como Taumhveli, "baleia de freio"; Taumur, Taumi, "Bridão", "Listrado"; Stóri-hnýfill, "Grande Shorthorn") é uma das Illhveli (“baleias do mal”), grupo composto por dez baleias míticas que dizem terem vagado durante os tempos medievais pelas águas que rodeiam a Islândia. Ela é a mais perigosa e temida dentre as Illhveli e, assim como as outras, sua carne não é comestível e ela aparecerá se seu nome for dito em voz alta.

Seu nome é derivado das listras brancas ou rosas que se estendem dos seus olhos até sua boca, e da sua boca para fora. Estas contrastam nitidamente com sua cor negra e dão a aparência de um freio. Nos fiordes orientais, ela é conhecida como “big shorthorn”, distinguindo-a da “little shorthorn” ou baleia-de-minke, que é menor e possui barbatanas mais curtas. Uma Taumafiskur é ligeiramente maior que uma Stökkull em tamanho.

Taumafiskurs são cruéis, destrutivas e maldosas; pior do que isso, elas possuem uma excelente memória e guardarão rancor enquanto viverem, rastreando e caçando qualquer um que tenha escapado de um de seus ataques. Uma história fala sobre um homem da vila de Fáskrúðsfjörður, que sobreviveu ao ataque de uma Taumafiskur agarrando-se aos destroços de seu barco. Desde então, ele não conseguiu mais ir para o mar sem que a baleia o atacasse novamente, procurando matá-lo de uma vez por todas.

Outra história fala sobre uma tripulação de um barco de pesca dinamarquês, que certa vez avistou uma Taumafiskur ao redor da geleira Snæfellsnes. Eles teriam sido destroçados pela baleia, se não fosse o raciocínio rápido e a habilidade nas artes das trevas de seu capitão, que mergulhou ao mar com uma pequena bolsa na mão e, quando voltou, garantiu que a Taumafiskur não os incomodaria mais. E de fato, ela não foi vista novamente por eles naquele dia e nem nunca mais. O que exatamente o capitão usou para repelir a Taumafiskur é desconhecido. Substâncias conhecidas por serem repugnantes para as Taumafiskurs (e provavelmente para outras Illhveli) incluem: angélica mastigada, isca podre, água de porão, óleo de fígado de bacalhau, fogo vivo em um balde, zimbro, esterco de vaca ou ovelha, enxofre, testículos de raposa picados, e mil-folhas. Acreditava-se que atear fogo a essas substâncias antes de jogá-las ao mar as tornavam mais potentes. Taumafiskurs também podem se distrair com barulhos altos e barris jogados na água, e navegar ao sol pode ofuscá-las e fazê-las desistirem da perseguição.

Taumafiskur, Arte de Jose Munõz

fonte:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby