Image Map

27 de fevereiro de 2023

Biwa-bokuboku

۞ ADM Sleipnir

Arte de ksmkg

Biwa-bokuboku (japonês 琵琶牧々 ou びわぼくぼく) é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (japonês 付喪神, "espírito artefato"), surgido a partir de um biwa, um tradicional alaúde japonês feito de madeira frequentemente usado para cantar histórias e poemas. 

Ao passar muitos anos sem ser utilizado, um biwa de construção extremamente fina pode se transformar em um yokai, desenvolvendo um corpo como o de um humano e passando a perambular pelas ruas como um padre cego, empunhando uma bengala e tocando música em troca de dinheiro. Ele também pode vagar pelos cômodos de uma casa habitada, lamentando ruidosamente o descaso para consigo enquanto ainda era um instrumento comum. Alternativamente, um Biwa-bokuboku se reúne com outros tsukumogamis, e juntos promovem festas barulhentas.


Biwa-bokuboku foi inspirado em dois biwas lendários, chamados Bokuba e Genjo. O Bokuba era um biwa que tocava músicas magicamente sozinho, quando ninguém estava olhando. Dizem que as músicas que esse biwa tocavam eram tão belas que foram capazes de aplacar um Oni. Já o Genjo era um biwa que se recusava a ser tocado por qualquer um sem talento. Presumia-se que um Oni o havia roubado invisivelmente do palácio do imperador, mas acontece que foi o próprio biwa e o escolheu, frustrado por ter sido negligenciado por tanto tempo.

Arte de bouten abarewanko

fonte:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Curti o mito tá aí no post mencionado que poderia falar O Bokko e o Gênio separadamente sobre objetos e artefatos

    ResponderExcluir
  2. Agora que tô revendo InuYasha, vou conferir mais da mitologia dos yokais por aqui como nunca antes. Na espera por mais tsukumogamis tão bizarros quanto esse ou mais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby