Image Map

9 de fevereiro de 2023

Mani

 ۞ ADM Sleipnir


Mani (antigo nórdico "lua") é o deus nórdico que personifica a Lua, atestado na Edda poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em prosa, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Ele é irmão de Sunna, a deusa que personifica o Sol. 

Os pais de Mani e Sunna são os gigantes Mundilfari e Glaur. Diz a lenda que seus filhos eram tão belos que o casal decidiu dar a eles os mesmos nomes dos astros celestes, que foram originalmente criados pelos deuses Odin, Vili e Ve através das faíscas de Muspelheim. Este fato foi considerado uma audácia pelos deuses, que furiosos, tomaram Sunna e Mani de seus pais e os colocaram no céu, onde se tornaram responsáveis por guiar as carruagens do sol e da lua.

A Edda em Prosa acrescenta que Mani é seguido através dos céus por duas crianças chamadas Hjúki e Bil, as quais ele raptou de Midgard enquanto buscavam água em um poço. Teoriza-se que estas sejam personificações das luas crescente e minguante.

Ao contrário dos cavalos que puxam a carruagem solar, os cavalos que puxam a carruagem lunar não são nomeados em nenhuma fonte. A carruagem lunar é perseguida diariamente pelo lobo Hati, que durante os eventos do Ragnarok, finalmente engolirá Mani. 

Arte de Relotixke

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante então esse é o deus que vai ser morto no Ragnarok, poderia falar dos mencionados neste poste

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby