Image Map

29 de outubro de 2018

Mundilfari

۞ ADM Sleipnir


Mundilfari é um jotun (gigante) da mitologia nórdica. Ele é atestado no Vafþrúðnismál, o 3º dos onze poemas da Edda Poética, como o pai de Sól e Mani, os deuses do sol e da lua:

Se chama Mundilfari,
aquele que é o pai de Máni
e também de Sól;
eles viajam pelo céu
todos os dias
para contar o tempo para os homens."

No Gylfaginning (a primeira parte do Edda em prosa de Snorri Sturluson), é relatado que Mundilfari achava seus filhos tão belos quanto o sol e a lua, e por isso lhes deu o nome dos astros. Essa atitude de orgulho e soberba ofendeu os Aesir, que decidiram tomar seus dois filhos e colocá-los no céu, obrigando-os a servirem os verdadeiros astros celestes. Sól e Mani foram obrigados a conduzir as carruagens que puxam os astros no céu dia e noite.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. KKKKK o que tô fazendo? Agora com tempo livre estou fazendo o que mais amo, estudar mitologia. Porém tô encharcando o blog com meus comentários, Sorry.

    ResponderExcluir
  2. Mas como não comentar e agradecer esse trabalho maravilhoso? Não tem como.

    ResponderExcluir
  3. Cara, é bem raro achar deusa do Sol e deus da Lua, né? Fora Amaterasu e Tsukuyomi e Sól e Mani, não sei de mais nenhum. Ouvi falar que, antigamente, Guaraci era feminino e Jaci, masculino, mas com o tempo o gênero deles se inverteu.
    Ah, e o nome do deus do sol nórdico não é Sun ou Sunne? A única coisa que amo no inglês é como eles nomearam os dias da semana. Dia de Sunne, dia de Mani, dia de Tyr, dia de Woden, dia de Thor, dia de Frigga. Só o sábado que leva o nome latino de Saturno. Por que será?
    Não sei se encaixa na proposta do blog, mas seria legal se fizessem um post sobre os dias da semana que levam nomes de deidades, incluindo em espanhol. E também um sobre as festividades como Saturnália, Yule, Antestérias, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia inuíte tem os irmãos Malina (deusa solar) e Igaluk (deus lunar). Sobre a deusa solar nórdica, Sól também é uma grafia aceita (no post dela cito outras). Sobre as sugestões, posso pensar em algo para trazer no futuro. De vem em quando gosto de fazer posts fugindo da fórmula que sigo de uma divindade/criatura por post.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby