Image Map

1 de outubro de 2018

Punga

Punga ("pedra âncora" na língua maori") é na mitologia maori uma divindade ancestral dos tubarões, lagartos, arraias e de todas as coisas consideradas feias pelo povo maori. Ele é considerado o pai de todos os seres feios e estranhos, existindo até uma expressão relacionada a ele para denotar uma pessoa feia: Te aitanga a Punga ("um filho de Punga").

Ele é filho do deus do mar Tangaroa, e possui dois filhos, Ikarete Tu-te-wehiwehi. Na ocasião em que o deus das tempestades, Tawhirimatea, atacou Tangaroa, os dois filhos de Punga tiveram que fugir por suas vidas. Ikatere fugiu para o mar e se tornou o ancestral de certos peixes, enquanto Tu-te-wehiwehi se refugiou na floresta e se tornou o ancestral dos lagartos.

Punga, na arte de Dmitriy Yadrov
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby