Image Map

24 de outubro de 2018

Yilbegän

۞ ADM Sleipnir

Arte de Cassie Yan

Yilbegän (também Yelbeghen ou Yelbegän) é uma monstruosa criatura pertencente a mitologia dos povos turco-mongólicos da Sibéria e também dos tártaros. Sua descrição varia bastante de mito para mito. Em algumas histórias, Yilbegän é retratado como um dragão ou serpente alada dotada de muitas cabeças (geralmente sete, mas o número pode variar), enquanto em outras ele é retratado como um gigantesco ogro montado em um boi com 99 chifres. 

Em uma lenda do povo Altai, Yilbegän é dito ser o responsável pelos eclipses lunares. Diariamente ele perseguia o sol e a lua no intuito de devorá-los, mas o deus Ulgen disparava flechas contra ele para detê-lo. Ele às vezes mastigava as estrelas em sua boca e depois as cuspia em pedaços, por isso, as estrelas costumavam fugir dele no céu.

Quando há um eclipse lunar, os altai costumam dizem: "Novamente, Yilbegän comeu a Lua..."

Arte de ömer tunç
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby