Image Map

10 de fevereiro de 2017

Mictecacihuatl

۞ ADM Sleipnir


Mictecacihuatl (literalmente "Senhora dos Mortos", também conhecida como Mictlancihuatl) é a deusa da morte na mitologia asteca. Juntamente com seu marido, o deus da morte Mictlantecuhtli, ela governa Mictlan, o submundo asteca. Ela era geralmente representada como uma mulher com a face pintada de caveira, usando uma saia feita de serpentes e com os seios flácidos a mostra.

A sua principal função era a vigiar os ossos dos mortos. Segundo a mitologia asteca, os ossos dos mortos de um mundo anterior ao nosso foram usados pelos deuses para se criar os primeiros seres humanos deste mundo, e por isso, era possível que em algum momento os ossos dos mortos fossem necessários para criar as pessoas de um mundo posterior, o que justifica a necessidade deles serem cuidadosamente guardados.

Outra função de Mictecacihuatl era presidir os antigos festivais dos mortos, festivais estes que com o passar do tempo evoluíram das tradições astecas para o moderno Dia dos Mortos, após a síntese com as tradições espanholas.  Por isso, seu culto muitas vezes se confunde com os cultos mexicanos em honra de Santa Muerte.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Ooie.. Eu tive uma ideia que provavelmente muitos iriam gostar (eu acho).. Por que vocês não fazem um app pro site ? Com opção de offline, seria legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idéia é muito boa. Quem sabe no futuro façamos algo do tipo.

      Excluir
  2. gostei mt mas deus eh pai jesus cristuun vai di reto capeta kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais respeito com a cultura alheia, mané.

      Excluir
    2. Respeita a Mãe Final, pô. Deuses da morte não são demônios cristãos

      Excluir
  3. Muito legal ese asunto da dama da morte vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  4. lindo seria ver um chamando o outro pelo nome *-* kkk

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby