Image Map

27 de fevereiro de 2017

Grand Bois

۞ ADM Sleipnir


Grand Bois ("Grande Lenho" em francês, também chamado Grans Bwa, Bran Bwa ou Ganga-Bois) é o Loa mestre da natureza no vodu haitiano. Ele é um espírito elemental, sintonizado com a terra e as selvas, e intimamente associado com plantas, árvores e ervas de todos os tipos. Grand Bois é o protetor de todos os animais selvagens, detém todos os segredos da medicina herbal, e é um mágico poderoso em seu próprio direito.

Grand Bois é geralmente representado como um ser meio-homem, meio-árvore, com um corpo como o tronco robusto de uma árvore, com ramos como  dedos e raízes como pés.

Ao lado de Kaifu (Carrefour) e de Baron Cimitière, forma a chamada Tríade de Magos, que representam a jornada da vida: Grand Bois representa a terra rica onde nascemos e as madeiras escuras onde tropeçamos; Maitre Carrefour representa as várias estradas e caminhos por onde passamos durante a vida, e Baron Cimitère representa o final da nossa jornada.

Kaifu (esquerda), Grand Bois (centro) e Baron Cimitère (direita) 

Embora Grand Bois possua um grande senso de humor, ele é um Petro loa (*), e como tal, 
pode ser selvagem e imprevisível, bem como perigoso. 

Culto 

Suas cores são o verde, marrom e vermelho. Seu dia sagrado são as terças-feiras. Oferendas a ele incluem: batata doce, inhame, banana verde, porco preto, cabra, rum destilado, bagas silvestres, bolotas e qualquer tipo de alimento da mata, folhas, flores, tabaco, rum, farinha de milho, bolos de amendoim e pão de mandioca.

Quando Grand Bois "baixa" em uma cerimônia, geralmente não está com fome, e prefere não ser visto. Suas oferendas são deixadas em um makout (uma espécie de saco de palha), pendurado em uma árvore próxima do corredor do templo ou no telhado do mesmo. Seus servos regularmente visitam bosques ou florestas para homenageá-lo. Árvores nos jardins de um templo são consideradas os santuários do loa, e são muitas vezes pintadas ou decoradas. Pequenas ofertas e velas acesas são freqüentemente colocadas entre as raízes.

No catolicismo, Grand Bois é sincretizado com São Sebastião.


(*): "Petro" loas são uma classe de loas, muitas vezes considerados raivosos ou demoníacos, geralmente usados em trabalhos "magia negra. Eles se originaram no Haiti, sob as duras condições da escravidão, e seu temperamento pdoe ser relacionado as condições ásperas e inimagináveis que os escravos tiveram que suportar.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby