۞ ADM Sleipnir
Arte de Javier Bahamonde |
Sunna (também Sól, Sun, Sunnu ou Gull) é a deusa nórdica que personifica o Sol, atestada na Edda poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em prosa, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Ela é irmã de Mani, o deus que personifica a Lua. Na Edda em prosa, Sunna é adicionalmente descrita como a esposa de Glenr, de quem não se tem mais informações.
Os pais de Sunna e Mani são os gigantes Mundilfari e Glaur. Diz a lenda que seus filhos eram tão belos que o casal decidiu dar a eles os mesmos nomes dos astros celestes, que foram originalmente criados pelos deuses Odin, Vili e Ve através das faíscas de Muspelheim. Este fato foi considerado uma audácia pelos deuses, que furiosos, tomaram Sunna e Mani de seus pais e os colocaram no céu, onde se tornaram responsáveis por guiar as carruagens do sol e da lua.
Para conduzir sua carruagem, Sunna segurava um chicote e um escudo chamado Svalin ("o esfriador"), para proteger também a terra e os seres humanos do calor excessivo e destrutivo de sua luz. Puxada pelos cavalos Allsvinn ("O mais rápido") e Arvak ("Aquele que acorda cedo"), a carruagem solar é perseguida diariamente pelo lobo Skoll, que durante os eventos do Ragnarok finalmente engolirá Sunna.
Algumas fontes afirmam que Sunna terá uma filha, que após sua morte e o alvorecer do Novo Mundo, continuará a realizar o mesmo percurso de sua mãe nos céus.
Arte de Sol Devia |
fontes:
- Wikipédia (inglês)
- https://pontedeasgaard.wordpress.com
- http://www.pantheon.org
Poderia me explicar como ela volta para casa depois de terminar o dia? Já que se ela voltasse pelo mesmo caminho o dia voltaria e caso ela permanecesse no outro lado do mundo o Sol nasceria na direção oposta e pelo o que eu conheço sobre o mundo mitologia nórdica, os Vikings não acreditavam que a Terra era redonda.
ResponderExcluirBoa pergunta! Se eu descobrir a resposta te conto kkk.
ExcluirBoto fé que ela passa por baixo do mundo kkk tipo, midgard fica em um galho na árvore do universo, Sunna fica dando voltas por cima e por baixo do galho kk minha teoria.
Excluiruando anoitecia, ela mergulhava no mar ou na terra e assumia a direção de um barco puxado por um enorme peixe, iniciando um trajeto inverso, do oeste para o leste. No final da noite, antes do alvorecer, Sunna emergia lentamente do mar ou da terra, sentada novamente na sua carruagem dourada, com o brilho contido na alvorada e aumentando progressivamente seu brilho e calor.
ResponderExcluir