Image Map

3 de fevereiro de 2017

Nu Kwa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andantonius

Nu Kwa (em chinês 女媧, também Nuwa, Nu WaNu Gua, Nyuwa) é uma antiga figura mitológica chinesa que aparece em formas ligeiramente diferentes em vários mitos. Ela é frequentemente representada como sendo metade mulher, metade serpente (ou dragão segundo outras versões). Seu nome e símbolo vem das palavras para "cabaça" ou "melão", ambos símbolos de fertilidade.

Em algumas versões de sua história, Nu Kwa é relacionada como irmã/esposa do lendário rei Fu Xi (伏羲), o primeiro dos chamados "Três Augustos" (considerados reis-deuses ou semi-deuses que usaram seus poderes mágicos para melhorar a vida das pessoas). Antigos artistas costumavam retratar os dois como tendo corpos humanos e caudas de dragão entrelaçados. 


Os mitos relacionados a Nu Kwa envolvem principalmente histórias sobre a criação da humanidade e sobre grandes inundações. 

A criação da raça humana

Nu Kwa criou a raça humana a partir do barro, inicialmente moldando alguns tomando por base seu próprio corpo. Após terminar as primeiras criações, ela achou que a cauda de serpente não combinava com a criação, e então deu pernas às criaturas. A criação desses novos seres foi um processo muito longo, e quando terminou, Nu Kwa viu que o trabalho compensou, pois os seres que criara eram belos. Entretanto, em pouco tempo ela percebeu que não haviam pessoas o suficiente para preencher o mundo, e tratou de criar mais, porém dessa vez tratou de fazê-lo mais rápido. 


Nu Kwa mergulhou um pedaço de corda no barro e depois a sacudiu de modo que o barro salpicasse o chão. O resultado obviamente não foi bom quanto o anterior e os primeiros seres humanos protestaram. Nu Kwa, no entanto, explicou-lhes que os seres menos perfeitos ficariam com o trabalho mais duro, e criou assim uma sociedade baseada em castas, um sistema mais rígido de classes sociais. Dizia-se que os humanos cuidadosamente esculpidos por Nu Kwa se tornaram nobres e ricos, enquanto aqueles nascidos dos pingos da corda enlameada tornaram-se os humildes, pobres e aleijados.


Após um tempo, Nu Kwa percebeu que os humanos que ela havia criado eram suscetíveis a morte, e então dividiu-os em homens e mulheres para que assim pudessem ter filhos.

Mitos de Inundação

Depois de uma grande inundação causada pelo deus marinho Gong Gong, aldeias e plantações foram destruídas e muitas pessoas e animais morreram pela força das águas e pela falta de alimentos. Para por um fim na inundação, Nu Kwa afastou o céu da terra, e trocou os pilares que antes sustentavam o céu pelas patas de uma tartaruga gigante chamada Ao. Ela então foi até um rio e encontrou cinco cristais muito brilhantes, que ela fundiu e fixou a abóboda celeste, fazendo a chuva parar. Assim, desde então as chuvas acontecem apenas quando são necessárias e o mundo ganhou ordem e ritmo, por exemplo, nas estações de chuva e seca, e nos ciclos de plantio e colheita.


Em outro conjunto de histórias, Nu Kwa e e seu irmão Fu Xi foram ditos serem os únicos sobreviventes de uma grande inundação causada pela ira de Lei Gong, o deus do trovão. Eles viviam juntos na lendária montanha Kunlun, e após o ocorrido, acharam que deveriam se casar, mas não tinham certeza se isso era apropriado. Então eles oraram para o céu pedindo um sinal. Quando o sinal foi concedido, eles se casaram, mas eles fizeram isso com alguma vergonha, cobrindo seus rostos com um leque. Em uma versão do conto eles tiveram filhos e povoaram a terra. Já em outra, Nu Kwa deu à luz uma bola de carne, a qual Fu Xi cortou em pedaços e os espalhou com os ventos para se tornarem seres humanos onde quer que fossem levados.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby