3 de fevereiro de 2017

Nu Kwa

۞ ADM Sleipnir


Arte do MOBA Smite
Nu Kwa (em chinês 女媧, também Nuwa, Nu WaNu Gua, Nyuwa) é uma antiga figura mitológica chinesa que aparece, em formas ligeiramente diferentes em vários mitos. Ela é frequentemente representada como sendo metade mulher, metade serpente (ou dragão segundo outras versões). Seu nome e símbolo vem das palavras para "cabaça" ou "melão", ambos símbolos de fertilidade.

Em algumas versões de sua história, Nu Kwa é relacionada como irmã/esposa do lendário rei Fu Xi (伏羲), o primeiro dos chamados "Três Augustos" (considerados reis-deuses ou semi-deuses que usaram seus poderes mágicos para melhorar a vida das pessoas). Antigos artistas costumavam retratar os dois como tendo corpos humanos e caudas de dragão entrelaçados. 


Os mitos relacionados a Nu Kwa envolvem principalmente histórias sobre a criação da humanidade e sobre grandes inundações. 

A criação da raça humana

Nu Kwa criou a raça humana a partir do barro, inicialmente moldando alguns tomando por base seu próprio corpo. Após terminar as primeiras criações, ela achou que a cauda de serpente não combinava com a criação, e então deu pernas às criaturas. A criação desses novos seres foi um processo muito longo, e quando terminou, Nu Kwa viu que o trabalho compensou, pois os seres que criara eram belos. Entretanto, em pouco tempo ela percebeu que não haviam pessoas o suficiente para preencher o mundo, e tratou de criar mais, porém dessa vez tratou de fazê-lo mais rápido. 


Nu Kwa mergulhou um pedaço de corda no barro e depois a sacudiu de modo que o barro salpicasse o chão. O resultado obviamente não foi bom quanto o anterior e os primeiros seres humanos protestaram. Nu Kwa, no entanto, explicou-lhes que os seres menos perfeitos ficariam com o trabalho mais duro, e criou assim uma sociedade baseada em castas, um sistema mais rígido de classes sociais. Dizia-se que os humanos cuidadosamente esculpidos por Nu Kwa se tornaram nobres e ricos, enquanto aqueles nascidos dos pingos da corda enlameada tornaram-se os humildes, pobres e aleijados.


Após um tempo, Nu Kwa percebeu que os humanos que ela havia criado eram suscetíveis a morte, e então dividiu-os em homens e mulheres para que assim pudessem ter filhos.

Mitos de Inundação

Depois de uma grande inundação causada pelo deus marinho Gong Gong, aldeias e plantações foram destruídas e muitas pessoas e animais morreram pela força das águas e pela falta de alimentos. Para por um fim na inundação, Nu Kwa afastou o céu da terra, e trocou os pilares que antes sustentavam o céu pelas patas de uma tartaruga gigante chamada Ao. Ela então foi até um rio e encontrou cinco cristais muito brilhantes, que ela fundiu e fixou a abóboda celeste, fazendo a chuva parar. Assim, desde então as chuvas acontecem apenas quando são necessárias e o mundo ganhou ordem e ritmo, por exemplo, nas estações de chuva e seca, e nos ciclos de plantio e colheita.


Em outro conjunto de histórias, Nu Kwa e e seu irmão Fu Xi foram ditos serem os únicos sobreviventes de uma grande inundação causada pela ira de Lei Gong, o deus do trovão. Eles viviam juntos na lendária montanha Kunlun, e após o ocorrido, acharam que deveriam se casar, mas não tinham certeza se isso era apropriado. Então eles oraram para o céu pedindo um sinal. Quando o sinal foi concedido, eles se casaram, mas eles fizeram isso com alguma vergonha, cobrindo seus rostos com um leque. Em uma versão do conto eles tiveram filhos e povoaram a terra. Já em outra, Nu Kwa deu à luz uma bola de carne,a qual Fu Xi cortou em pedaços e os espalhou com os ventos para se tornarem seres humanos onde quer que fossem levados.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby