6 de fevereiro de 2017

Gorjala

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rock Siles Barcellos

O Gorjala é uma espécie de gigante negro, com um só olho e com a boca escancarada, pertencente ao folclore das regiões Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com as lendas, ele atua como um guardião das florestas, perseguindo e devorando qualquer um que invada os seus domínios. 
Ele costuma ocultar-se nas serras e nos penhascos cobertos de fraturas e escarpas pois adora, nos seus momentos de ação, empreender longas caminhadas sobre os abismos e os precipícios, vencendo-os em largas passadas como se nada fossem.

Conta-se que o Gorjala possui o hábito de colocar a sua presa debaixo do sovaco e ir comendo-a aos poucos. Suas presas são geralmente caçadores perdidos, e para o Gorjala, seus gritos de socorro soam como o canto dos pássaros.

Sua figura é certamente uma importação das lendas de gigantes e ciclopes europeus, trazida para o Brasil e adaptada ao nosso folclore. O próprio nome Gorjala remete à indumentária medieval europeia: gorjal era uma peça da armadura dos cavaleiros andantes, destinada a proteger a garganta, ou a gorja, como se dizia arcaicamente (“Mentes pela gorja, vilão!”, era um dos reptos preferidos das velhas gestas portuguesas). Dessa associação, passou-se inevitavelmente à imagem de um ser com a boca desproporcional. 

Imagem do livro O Mais Assustador do Folclore - Monstros da Mitologia Brasileira, de Luciana Garcia



fonte: 
  • Livro As 100 Melhores Lendas Do Folclore Brasileiro, de A. S. Franchini
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. amei o conteúdo, é curto e ao mesmo tempo explicativo, sabe, tem todas as informações... ADOREEEEEEEEEEI ��

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby