22 de fevereiro de 2017

Nguruvilú

۞ ADM Sleipnir



Nguruvilú (também Guirivilo, Guruvilu, Ñuruvilu, Ñirivilu, Ñivivilu, Ñirivilo ou Nirivilo, do mapudungun Nguru "raposa" e filu "cobra") é uma criatura originária da mitologia mapuche. Ela é uma estranha criatura aquática, descrita como sendo espécie de raposa com um longo corpo semelhante ao de uma serpente. Ela possui garras na extremidade de sua cauda, que ela usa tanto para agarrar suas presas quanto para provocar redemoinhos.

Nguruvilus vivem em rios, e costumam atacar e matar aqueles que tentam atravessá-los a nado ou a pé. Eles fazem com que determinados pontos do rio pareçam rasos, encorajando suas vítimas a atravessá-lo a pé. Quando a vítima chega no meio do percurso, a criatura cria um redemoinho que acaba arrastando e afogando a mesma. A única maneira segura de cruzar um rio habitado por um Nguruvilu é usando um barco.


A única forma de livrar o rio de um Nguruvilu é obter a ajuda de um machi (xamã mapuche) ou de um kalku (bruxa ou feiticeiro mapuche versado em magia negra) que aceite ajudar. Para obter o auxílio de um Kalku, deve-se oferecer-lhe presentes, que devem ser entregues a ele assim que terminar o serviço. 

O Kalku ou o Machi irá realizar uma cerimônia que envolve andar a pé através do rio até chegar ao redemoinho provocado pelo Nguruvilú, onde ele mergulha. Mais tarde, ele nada até a superfície, trazendo consigo o Nguruvilú capturado com suas habilidades mágicas. Já na superfície, ele ameaçar mutilar a criatura com uma faca longa e afiada, caso ela ataque qualquer outra pessoa que tentar atravessar o rio, para no fim liberar o Nguruvilu de volta para a água.

É importante que tudo seja testemunhado por todos da área. Depois, geralmente é realizada uma grande festa é realizada e ninguém deve ter medo de atravessar o canal novamente. Os redemoinhos irão encolher e por fim desaparecem, e o rio torna-se ainda mais raso, tornando a travessia segura o suficiente até mesmo para o mais frágil idoso ou para a criança mais jovem. Acredita-se que a criatura se mude para outro lugar, provavelmente indo atormentar os povos rio abaixo.


Arte de Traci Shepard

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby