Image Map

6 de fevereiro de 2023

Amokye

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Amokye é, nas tradições religiosas dos povos Ashanti e Akan de Gana, a guardiã da entrada de Asamando, a Terra dos Espíritos. Atuando como um psicopompo, Amokye recepciona especificamente as almas de mulheres mortas em um rio que elas devem atravessar para chegar até Asamando. Porém, para permitir que essas almas atravessem para o outro lado, Amokye exige um pagamento, feito com miçangas e amoansie (um pequeno pedaço de tecido de algodão de seda). Por isso, as mulheres ashanti são preparadas para o seu enterro, sendo vestidas com amoansie e enfeitadas com miçangas, para que possam entregá-las à Amokye na travessia do rio.

fonte:

  • African Mythology A to Z, de Patricia Ann Lynch e Jeremy Roberts.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Show então é tipo um ceifador da mitologia africana, servindo como contraparte do Caronte da mitologia grega e outros, que atravessam pessoas para o outro lado. Poderia trazer mais da mitologia África e voodoo haitiana

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby