Image Map

22 de fevereiro de 2023

Bate-Pedras

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Bate-Pedras é uma entidade pertencente ao folclore amapaense, descrito como sendo o espírito de um escravo jovem, forte e canhoto que, empunhando uma marreta, passa os dias quebrando pedras em meio a mata. Dizem que ele provoca dores de cabeça, febre ou mesmo leva à loucura aqueles que olham diretamente para ele. 

Segundo a lenda, o Bate-Pedras foi em vida o filho bastardo do senhor de uma fazenda com uma escrava. Logo após seu nascimento, ele foi escondido pela mãe para que não se tornasse um escravo como ela e os irmãos. Um dia, já em sua adolescência, ele foi descoberto pelo senhor da fazenda, o qual mandou matar a escrava e também furar os olhos do rapaz. Não satisfeito, ele ainda castigou o rapaz condenando-o a quebrar pedras por toda a sua vida. Dia após dia, o jovem trabalhou quebrando pedras e mais pedras. Cansado e fragilizado pelas condições em que vivia, o coitado acabou sucumbindo à morte. No entanto, dizem que nas noites seguintes à sua morte, sua alma continuou a trabalhar incessantemente quebrando pedras. Até hoje suas marretadas podem ser ouvidas na região, o que lhe rendeu a alcunha de Bate-Pedras.

Aqueles que porventura ouvem os sons de suas marretadas em meio a floresta tem por tradição se benzer três vezes, andar três passos para trás e em seguida deixar o local sem olhar para trás. Dizem que essa é uma forma de demonstrar respeito pela entidade, que após o rito se afasta sem causar nenhum mal.

Arte de Honorato Júnior

fonte:
  • Mitos e Lendas do Amapá, de Joseli Pereira Dias.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Não conhecia a história achei um pouco triste pois me lembra muito a história aqui contada só negrinho do pastoreio, porém o negrinho teve um final feliz já esse ficou atormentando até no pós vida

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby