Image Map

24 de março de 2013

Pandora

۞ ADM Sleipnir

Arte de wisnutan

Pandora (grego: Πανδωρα), de acordo com a mitologia grega, foi a mulher que trouxe o mal ao mundo e causou a queda da humanidade. Ela foi enviada à Terra por Zeus, rei dos deuses, que queria vingar-se do titã Prometeu por este ter roubado o fogo dos deuses e o dado aos homens. Zeus ordenou ao deus artesão Hefesto que formasse a primeira mulher, Pandora, a partir de argila. Atena deu vida a esta criação, Afrodite deu a beleza, e Hermes lhe ensinou a ser esperta e enganadora.

Zeus enviou Pandora para a Terra, mas Prometeu, cujo nome significa "premeditação", não quis nada com ela. No entanto, seu irmão Epimeteu acabou por tomar Pandora em casamento, e ela trouxe consigo um recipiente (uma ânfora ou caixa) selado, como um presente enviado pelos deuses. Alguns relatos dizem que Epimeteu abriu o recipiente de Pandora, outros sustentam que Pandora mesmo o abriu. 

Dentro do recipiente haviam a doença, a velhice, a pobreza, o mal, a guerra, e todos os outros males que afligem os seres humanos desde então. Assim que ele foi aberto, seu conteúdo saiu e se espalhou pelo mundo, restando apenas a esperança em seu interior, para dar às pessoas um pedaço de conforto. Algumas histórias dizem que o recipiente continha todas as coisas boas que Prometeu planejou dar a raça humana, mas quando Pandora cedeu à curiosidade e abriu a caixa, ela deixou todas  as bênçãos escaparem.

Pandora e Epimeteu tiveram uma filha, Pirra, que aparece em um mito grego sobre uma grande inundação. Pirra e seu marido, Deucalião, foram os únicos sobreviventes da inundação e tornaram-se os pais de uma nova raça humana.

A cena da criação de Pandora foi freqüentemente retratada na pintura de vasos da Grécia Antiga, onde ela aparece como uma figura semelhante a uma estátua e cercada por deuses ou como uma mulher surgindo da terra. Às vezes, ela é cercada por sátiros dançando, em uma cena de uma perdida peça de sátiro de Sófocles.

Arte de Brendon Schumacker
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

9 comentários:

  1. Acho que em vez de jarra/caixa o termo mais correto a se usar seria ânfora.

    E a esperança era a única dádiva que ficou, pois a esperança só poderia sair se fosse permitida, ou seja, se alguém abrisse a Ânfora e desejasse que todo seu conteúdo estivesse livre, que a esperança se libertaria.

    Dai que vem o velho ditado: "A esperança é última que morre", porque somente se desistirmos totalmente dela que a esperança se vai (seria libertada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o termo correto seria caixa mesmo. Porque as representações mais antigas de Pandora representam-na com uma caixa, mas a opinião é de cada um eu só gosto de usar a história mais antiga.

      Excluir
  2. Cara,maior bosta que já vi! Ta quase tudo errado! é melhor ir na wikipedia!
    Tchau,seu pau no cu filho de uma puta!
    Porra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca mano '-' pode estar errado mas é melhor do que a Wikipédia, pois a Wikipédia é feito com qualquer pessoazinha, elas zoam até, e vc acredita nesse site de mer...? Se você acredita nessa catinga de site, que acredite, só estou falando que o Portal dos Mitos é o melhor lugar para tirar dúvidas de lenda etc. '-'

      Excluir
    2. Obrigado The Mysterious, só me dá vontade de rir quando vejo um revoltadinho desses vir perder o tempo dele comentando. Ainda é covarde por comentar aqui com perfil anônimo e sair xingando, atitude típica de um moleque.

      Excluir
    3. Devo discordar de você The Mysterious, a Wikipedia é muito mais completa que o Portal dos Mitos, sendo que o Portal dos Mitos tem muitas lendas e mitos, mas é só você pesquisar na Wikipedia e vai aparecer tudo, não nas mesmas palavras mas a mesma coisa em outras palavras e melhor que a Wikipedia é O Templo de Apolo ou Olimpo: A Saga dos Deuses, que mostram até falas dos personagens.

      Excluir
    4. A única coisa que a Wikipedia fez terrivelmente errado foi dizer que Têmis também era deusa do tênis, pelo menos que eu saiba.

      Excluir
  3. vcs bem que podiam liberar o conteudo.

    ResponderExcluir
  4. Só sei se era caixa ou jarra realmente foi aberta em 2020.mais a esperança já tá surgindo porque não foi até o momento notificado mais bem um caso covid 19 em wuham

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby