Na mitologia suméria, Enlil ("senhor do vento", também conhecido como Ellil e Nunamnir) era o deus da tempestade e também deus da terra e do ar. Ele era um de um trio de deuses principais que incluíram An/Anu e Enki/Ea, os deuses do céu e da água. Enlil desempenhou um papel importante na criação, separando o céu da terra, fazendo com que as sementes crescessem sobre a terra, e trazendo ordem e harmonia para o universo.
Uma divindade complexa, que pode tanto criar como destruir, Enlil apareceu em muitos mitos da Mesopotâmia. Em uma história, ele foi enviado para o submundo como punição por estuprar a deusa Ninlil. Ela o seguiu lá e deu à luz seu filho, a deusa da lua Nanna. De forma que Nanna poderia morrer no submundo, Enlil concebeu um esquema que permitiu que sua filha escapasse e voltasse para os céus para que ela pudesse iluminar o céu à noite.
Outro mito bem conhecido revela a natureza destrutiva de Enlil. De acordo com este conto, os outros deuses se rebelaram contra Enlil porque ele os fez trabalhar muito duro. Como solução, os deuses decidiram criar seres humanos para fazer o trabalho por eles. Isso parecia bom por um tempo, mas como a população humana aumentava, seu ruído mantinha Enlil acordado à noite. Irritado com esta perturbação, Enlil enviou doenças, seca, e um grande inundação para reduzir o número de pessoas na terra.
Enlil também apareceu em histórias no papel de preservador e criador. Como a fonte de chuva, os campos e as culturas alimentadas. Ele também introduziu aos humanos a picareta e lhes ensinou como usá-la para construir cidades. Em alguns mitos, Enlil foi associado com a agricultura, a fertilidade e as estações do ano.
Muito boa descrição das qualidades e defeitos de Enlil. Se bem me lembro, ele era filho de Anu, um dos outros dois deuses que compunham a trindade divina principal do Olimpo sumério.
ResponderExcluirFernando
Não achei bons artigos desse deus em nenhum outro site. Obrigado.
ResponderExcluirObrigado vc Gabriel! É trabalhoso encontrar bom material sobre deuses sumérios\mesopotâmicos, mas sempre que encontro algo bom faço questão de publicar aqui.
ExcluirA Energia Negativa nao pode se juntar com a positiva.se nao explode elas tem de caminhar separadas juntas mas separada como por exemplo 2 fios eletricos sao imcapadas e no final dar a Luz.voce entende.cada macaco no seu galho como fala o Brasileiro.Hyeeza.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho uma desconfiança que Enlin no futuro veio a se tornar o Deus dos Hebreus devido ao seu temperamento rabugento e colérico e também por causa das letrar E e L (EL) em seu nome, mas ainda preciso estudar mais para me convencer!
ResponderExcluirO deus El era um deus de amor e crianção e amor, rabugento e destrutivo é yhwh
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirMais uma ideia: poderiam falar do deus Ningushzida e de Adapa
Boa noite! Sobre Adapa, conto o mito dele no post sobre o deus An/Anu, que você poderá encontrar no mapa do blog ou na barra de pesquisa. Sobre Ningushzida, vou ver o que consigo fazer. Sei que ele é um dos guardiões da entrada do palácio de Anu e recepciona Adapa em sua chegada para o banquete com o deus.
ExcluirNinguizzida, foi o Deus Thoth do Egito e Quetzalcóatl asteca.
ExcluirObrigado!
ResponderExcluirUma pergunta: Enlil, An/Anu e Ea/Enki eram uma espécie de "Trindade" Sumeria?
Eram sim!
ExcluirEnlil e Enki eram irmãos, filhos de Deus. Enlil seria o Deus de Abraão e Enki seria Lúcifer. Leiam a história dos annunakis. Segundo consta a guerra entre os 2 irmãos continua e nós ainda sofremos por essa guerra. Estamos presos aqui...
ResponderExcluirCredo nada haver, idéia mirabolante
Excluirsim uma guerra entre irmãos que não acaba nunca
ExcluirQual era a fraqueza desse Deus?
ResponderExcluir