26 de março de 2013

Enlil

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia suméria, Enlil ("senhor do vento", também conhecido como Ellil e Nunamnir) era o deus da tempestade e também deus da terra e do ar. Ele era um de um trio de deuses principais que incluíram An/Anu e Enki/Ea, os deuses do céu e da água. Enlil desempenhou um papel importante na criação, separando o céu da terra, fazendo com que as sementes crescessem sobre a terra, e trazendo ordem e harmonia para o universo.

Uma divindade complexa, que pode tanto criar como destruir, Enlil apareceu em muitos mitos da Mesopotâmia. Em uma história, ele foi enviado para o submundo como punição por estuprar a deusa Ninlil. Ela o seguiu lá e deu à luz seu filho, a deusa da lua Nanna. De forma que Nanna poderia morrer no submundo, Enlil concebeu um esquema que permitiu que sua filha escapasse e voltasse para os céus para que ela pudesse iluminar o céu à noite.

Outro mito bem conhecido revela a natureza destrutiva de Enlil. De acordo com este conto, os outros deuses se rebelaram contra Enlil porque ele os fez trabalhar muito duro. Como solução, os deuses decidiram criar seres humanos para fazer o trabalho por eles. Isso parecia bom por um tempo, mas como a população humana aumentava, seu ruído mantinha Enlil acordado à noite. Irritado com esta perturbação, Enlil enviou doenças, seca, e um grande inundação para reduzir o número de pessoas na terra.

Enlil também apareceu em histórias no papel de preservador e criador. Como a fonte de chuva, os campos e as culturas alimentadas. Ele também introduziu aos humanos a picareta e lhes ensinou como usá-la para construir cidades. Em alguns mitos, Enlil foi associado com a agricultura, a fertilidade e as estações do ano.


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

7 comentários:

  1. Muito boa descrição das qualidades e defeitos de Enlil. Se bem me lembro, ele era filho de Anu, um dos outros dois deuses que compunham a trindade divina principal do Olimpo sumério.
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Não achei bons artigos desse deus em nenhum outro site. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc Gabriel! É trabalhoso encontrar bom material sobre deuses sumérios\mesopotâmicos, mas sempre que encontro algo bom faço questão de publicar aqui.

      Excluir
  3. A Energia Negativa nao pode se juntar com a positiva.se nao explode elas tem de caminhar separadas juntas mas separada como por exemplo 2 fios eletricos sao imcapadas e no final dar a Luz.voce entende.cada macaco no seu galho como fala o Brasileiro.Hyeeza.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma desconfiança que Enlin no futuro veio a se tornar o Deus dos Hebreus devido ao seu temperamento rabugento e colérico e também por causa das letrar E e L (EL) em seu nome, mas ainda preciso estudar mais para me convencer!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby