Na mitologia grega, Medéia era uma feiticeira e bruxa que usou seus poderes mágicos para ajudar Jasão e os Argonautas na busca pelo Velocino de Ouro . Mais tarde, depois que Jasão a traiu, ela usou sua bruxaria para se vingar. Filha de Eetes, rei da Cólquida, Medéia viu Jasão pela primeira vez quando ele chegou ao palácio do rei para solicitar o Velocino de Ouro. De acordo com alguns relatos, Hera, rainha dos deuses, convenceu Afrodite, a deusa do amor, para fazer Medéia apaixonar-se pelo jovem herói.
Eetes não tinha intenção de entregar o Velocino de Ouro, mas fingiu que iria fazê-lo se Jasão realizasse com sucesso uma série de tarefas. Ele deveria emparelhar touros cuspidores de fogo para um arado, semear um campo com dentes de dragão, e então lutar contra os guerreiros armados que cresceram a partir desses dentes. Em troca de sua promessa de casar com ela, Medéia deu a Jasão uma pomada mágica para protegê-lo dos touros de sopro e disse-lhe como confundir os guerreiros para que eles brigassem entre si. Seguindo as instruções de Medéia, Jasão completou as tarefas que tinham sido definidas.
Eetes prometeu entregar o Velocino de Ouro, mas Medéia sabia que ela não iria manter sua palavra. Ela levou Jasão e o músico Orfeu até bosque sagrado, onde a lã era mantida, guardada por uma serpente viciosa. Orfeu cantou para a serpente adormecer, permitindo que Jasão escapasse com a lã. Medéia então se juntou a Jasão e os Argonautas enquanto eles zarparam na Argo, perseguidos por Absirto, seu irmão. Quando Absirto a capturou juntamente com eles, ele prometeu deixar Jasão ficar com o Velocino de Ouro se ele desistisse de Medéia. Jasão se recusou e matou Absirto.
Eventualmente os Argonautas chegaram em Iolcos, que era governada por Pélias, tio de Jasão. Pélias tinha ganhado o trono depois de matar pai de Jasão, o rei Esão. Medéia trouxe de volta à vida Esão, fervendo seus restos em uma panela com ervas mágicas. Desta forma, ela enganou as filhas de Pélias em pensar que poderia restaurar seu pai para a juventude, cortando-o e fervendo-o em uma panela. Pélias teve uma morte horrível, e os habitantes furiosos de Iolcos expulsaram Medéia e Jasão.
Os dois se casaram e se estabeleceram em Corinto, onde tiveram vários filhos. Seus dias felizes terminaram quando Creonte, rei de Corinto, ofereceu a Jasão Glauce, sua filha, em casamento. Ansioso para agradar o rei, Jasão abandonou Medéia e preparou-se para se casar com Glauce. Medéia levou sua vingança enviando a Glauce um vestido de casamento envenenado, que a queimou viva. Segundo alguns relatos, antes de fugir para Atenas, ela também matou os filhos que teve com Jasão.
Egeu, rei de Atenas, concordou em proteger Medéia se ela se casasse com ele e lhe desse filhos. Eles produziram um filho, Medos (ou Medeius), que levantou-se para herdar o trono. No entanto, Egeu não sabia que ele já tinha um filho, Teseu, de um casamento anterior. Quando Teseu chegou a Atenas para reclamar o trono, Medéia reconheceu-o, convenceu Egeu que Teseu planejavam matá-lo, e preparou uma xícara de vinho envenenado para o jovem. Assim como Teseu estava prestes a beber o vinho, Egeu reconheceu a espada que Teseu trazia consigo e percebeu que Teseu era seu filho, e bateu o copo da mão do jovem. Segundo alguns relatos, Medéia fugiu para uma região da Ásia que veio a ser conhecido como Media em sua honra e cujos habitantes se tornaram conhecidos como medos.
Orsh a pessoa pode nem copia e colar :@
ResponderExcluirClaro, depois do trabalho que dá fazer essas pesquisas e postar, camarada vem aqui, copia o texto todo e posta em outros blogs como se o texto fosse deles. O mau-caratismo dessas pessoas é a causa dessa medida.
Excluirqueria poder usar esse texto bem escrito no meu trabalho de escola mas nao copia
ResponderExcluirMande um e-mail para portaldosmitos@gmail.com.br fazendo o pedido e eu enviarei a postagem para vc
Excluirgostaria de usar em um trabalho,me manda por email? é naty_zenii@hotmail.com
ResponderExcluiragradeço desde já!
Boa noite, gostaria de saber a fonte da primeira imagem do post, agradeço desde já.
ResponderExcluirAqui está: http://www.deviantart.com/art/Medea-90670880
ExcluirAmei seu texto. Muito bem escrito, Parabéns!
ResponderExcluirEstava procurando algo que pudesse me ajudar em um trabalho de Artes. Eu tenho que reescrever uma parte da historia de Medéia em forma de texto dramático, para teatro.
Ajudou muiiiito!
Obrigada