۞ ADM Sleipnir
Arte de GaudiBuendia |
Pégaso (em grego: Πήγασος, "da primavera") é uma das criaturas mais famosas da mitologia grega; um cavalo branco, alado e imortal, nascido juntamente com seu irmão Crisaor do sangue que brotou do pescoço da górgona Medusa quando esta foi decapitada pelo herói Perseu. Seu pai é o deus dos mares Poseidon, que havia se relacionado com Medusa antes dela ter sido amaldiçoada e transformada em monstro pela deusa Atena.
De acordo com os primeiros mitos, em todos os lugares em que Pégaso batia com o seu casco no chão, uma fonte de água inspiradora brotava. Uma dessas fontes era chamada de Hipocrene, e era localizada sobre o monte Hélicon. O gramático grego Antoninus Liberalis sugeriu em sua obra Metamorfoses que essa fonte foi aberta a pedido de Poseidon, para evitar que a montanha se enchesse de êxtase com a canção das Musas.
Parceiro de Belerofonte
Belerofonte foi um herói, filho de Poseidon (e portanto meio-irmão de Pégaso), e o único na mitologia a ter domado e montado Pégaso. Há muita confusão sobre esse fato por conta das aparições do cavalo alado na cultura popular, seja montado por Héracles no filme e animação da Disney, ou por Perseu no filme Fúria de Titãs. Porém, nas fontes clássicas nada disso ocorreu.
As histórias de como Pégaso foi domado variam. Em uma das versões, Atena visita Belerofonte durante a noite enquanto este dormia em seu templo em Atenas e lhe entrega uma rédea mágica feita de ouro. Ela também o instruiu a sacrificar um touro branco para Poseidon. Quando Belerofonte acordou, encontrou o freio e rapidamente fez o sacrifício. Depois disso, ele encontrou Pégaso bebendo na fonte de Pirene e então foi facilmente capaz de abordá-lo e domá-lo. Segundo outras versões, Atena ou o próprio Poseidon teriam domado e entregado Pégaso à Belerofonte. Juntos, combateram a poderosa Quimera, uma terrível criatura que aterrorizava a região da Lícia.
Ascensão ao Olimpo e a constelação de Pégaso
Após ter realizado feitos magníficos e se tornado o rei da Lícia, Belerofonte acabou deixando o orgulho dominar seu coração, e tentou alcançar o Monte Olimpo, a morada dos deuses, montado em Pégaso. Irritado com tamanha arrogância, Zeus enviou uma vespa para picar Pégaso, que por sua vez acabou atirando Belerofonte ao chão. Em uma versão o herói acaba morrendo, e em outra Atena se apieda dele e amacia o chão para que ele não morresse com o impacto. Nessa segunda versão, Belerofonte perde tudo e passa o resto da vida à procura de Pégaso.
Os deuses permitiram que Pégaso alcançasse o Olimpo sozinho, e lá ele foi colocado no estábulo com outros corcéis pertencentes a Zeus ,Ele também recebeu a tarefa de carregar os raios de Zeus, juntamente com outros membros de sua comitiva. Posteriormente, ele foi transformado por Zeus na constelação de mesmo nome.
Outros cavalos alados
Pegasoi ou cavalos alados (em grego hippoi pteretoi) eram freqüentemente retratados na arte grega puxando as carruagens dos deuses, especialmente a do deuses Hélios e Selene. No mito do herói Pélope, o mesmo recebe de Poseidon uma carruagem puxada por cavalos alados. Uma outra espécie de cavalo alado chamado de Pégaso Etíope (Pegasoi Aithiopikoi) é descrito por Plínio o Velho como sendo uma raça nativa da Etiópia.
Faetonte conduzindo a carruagem de seu pai Hélios |
fontes:
- https://www.theoi.com
- https://en.wikipedia.org/wiki/Pegasus
- https://www.britannica.com/topic/Pegasus-Greek-mythology
Bem legal meus parabéns
ResponderExcluirIN-CRI-VEL!
ResponderExcluirTop amei >-<
ResponderExcluirmuito top gostaria que existissem
ResponderExcluirÉ verdade
ExcluirAdorei essa historia
ResponderExcluirAmei conhecer mais a história de Pégaso
ResponderExcluirMe dê sua força Pegaso...
ResponderExcluirmeteoro de likes :V
Sleipnir, você gosta de Cavaleiros do Zodíaco?
ResponderExcluirCom certeza, inclusive é um dos motivos de eu ter me interessado por mitologia.
ExcluirO motivo para eu ter começado a interessar-me e gostar da mitologia grega foi a saga Percy Jackson.
ExcluirInteressante, Isaac. Acredito que foi o motivo para muitas pessoas também. Como eu disse, a porta de entrada para mim foram os Cavaleiros do Zodíaco, mas eu realmente me aprofundei no assunto quando comecei a acompanhar as séries do Hércules e da Xena.
Excluir