Image Map

29 de junho de 2013

Crisaor

۞ ADM Sleipnir

Nascimento de Crisaor e Pégaso
Na mitologia grega, Crisaor (em grego: Χρυσάωρ, Khrusaōr, "Aquele que tem um armamento de ouro" ou "lâmina de ouro"), era filho de Poseidon e Medusa e irmão do cavalo alado Pégaso. Ele era geralmente descrito como um gigante, mas, às vezes, pode ter sido considerado como um javali aladoO nome de Crisaor significa "lâmina de ouro", que poderia ser uma espada, presas ou, como no caso de um dos epitêtos da deusa Demeter, Khrysaoros, uma referência a lâminas douradas de trigo.

A mãe de Crisaor, Medusa, era uma das irmãs Górgonas. Outrora uma mulher bela e mortal, ela foi violada por Poseidon em um templo da deusa Atena, e a deusa enfurecida, transformou-a em um monstro com escamas e cabelos de serpentes. Posteriormente, ela foi confrontada e morta pelo herói Perseu, que a decapitou. Crisaor e seu irmão Pégaso nasceram imediatamente do sangue que jorrou de seu corpo.

Dizem que Crisaor foi o rei da Península Ibérica (Andorra, Gibraltar, Espanha e Portugal). Ele foi casado com Callirhoe, uma náiade filha do titã Oceano, e foi o pai do gigante de três cabeças Gerião, morto por Héracles durante a execução de seu décimo trabalho.

Cultura Popular

Na mídia moderna, Crisaor aparece no mangá/anime Saint Seiya, como a armadura do General Marina Krishna. Também aparece na série de livros Percy Jackson & os Olimpianos.

O General Marina Krishna de Crisaor, em Saint Seiya


fontes:

  • theoi.com
  • wikipédia (inglês)

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. OS MORTAIS AGORA SABEM DEMAIS
    SOU ÓRION ACQUÁRYUSNATOR ÓRION

    ResponderExcluir
  2. Gostei da referencia a Cavaleiros, que foi se não o maior difusor de conhecimento mitológico que tivemos na nossa infância.

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ter um filme contando a história da medusa

    ResponderExcluir
  4. só palmito muito interessante gostei muito queria saber mais sobre crisao e pégaso

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby