19 de junho de 2013

Lug (Lugh)

۞ ADM Sleipnir



Uma divindade importante e popular na mitologia celta, Lug (ou Lugh) era o deus do sol e da luz, conhecido por sua bela aparência e habilidades em artes e ofícios. O patrono dos heróis, Lug aparece em muitas lendas irlandesas e galesas. seu nome significa "cintilante".

Lug era o filho de Cian e neto de Balor, o rei dos malignos Formorianos, uma raça de seres sobrenaturais violentos, que viviam na escuridão. Avisado por uma profecia de que seria morto por seu neto, Balor trancou sua filha Ethlinn em uma torre de cristal. Apesar de seus esforços, ela deu à luz um filho. Balor ordenou que a criança fosse afogada, mas uma sacerdotisa celta resgatou a criança e a educou. De acordo com algumas lendas, Lug foi educado pelo deus ferreiro Goibhniu, irmão de seu pai.

Quando Lug atingiu a puberdade, ele foi até Tara, o reino governado por Nuada, o rei dos Tuatha Dé Danaan ("Tribo de Dana"), com o intuito de oferecer seus serviços como um guerreiro e mestre em serviços de artesanato. Os Tuatha Dé Danaan eram uma outra raça de seres sobrenaturais, e inimigos jurados dos Formorianos. Gamal, o guardião dos portões de Tara, diz para Lug que apenas uma pessoa com uma habilidade especial será admitida no reino. Lug então enumera todas as grandes coisas que ele pode fazer, e a para cada uma delas o guarda diz: " Desculpe, nós já temos alguém aqui que pode fazer isso. " Finalmente Lug pergunta: " Ah, mas você tem alguém aqui que pode fazer tudo isso? ". No fim  Lug  tem sua entrada em  Tara permitida.

Lug logo se envolveu na guerra em curso entre os dois grupos. Além de obter armas mágicas dos deuses artesãos Goibhniu, Luchta e Creidhne, Lug também ajudou a organizar as campanhas militares dos Tuatha Dé Danaan.



Durante uma batalha, o Rei Nuada caiu sob o feitiço do mal olhado de Balor, que tinha o poder de destruir aqueles que olhavam para ele. Lug perfurou o olho de Balor com uma pedra mágica e o matou, cumprindo assim a profecia e derrotando os Formorianos também.

Lug tornou-se rei dos Tuatha De Danaan, e se casou com a mortal Dechtire, com quem teve um filho chamado Cú Chulain, que se tornou um grande herói. Em uma saga chamada Táin Bó Cúailnge (Ataque ao Gado de Cooley), Lug auxilia Cú Chulain durante uma batalha, vigiando sua propriedade enquanto ele descansa e se cura.

Posteriormente, os Tuatha De Danaan foram derrotados pelos Milesianos e recuaram para o subterrâneo e foram gradualmente transformados nas fadas do folclore celta. Enquanto isso, Lug se tornou um artesão das  fadas conhecido como Lugh Chromain, nome que mais tarde se transformou em leprechaun, o pequeno duende do folclore irlandês.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. O texto está bem explicito e detalhado, mas não explica como e/ou porque ele se tornou o deus da luz. Seu nome no latim é Lugus, de onde, provavelmente, se origina a palavra "lux", que se tornou, para nós, luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lug herdou os atributos do pai dele, Ciann.

      Excluir
  2. A primeira imagem lembra Nuada de hellboy

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby