1 de julho de 2013

Mnemósine

۞ ADM Sleipnir


Mnemósine (grego Mνημοσύνη) é a deusa grega da memória, e era considerada uma das deusas mais poderosas de sua época, pois a memória, segundo alguns acreditam, é um dom que nos diferencia das demais criaturas. É o dom que nos permite raciocinar, para prever e antecipar os resultados, e é a base para a civilização.

Mnemósine era um titânide, filha da primeira geração de divindades na Grécia. Seus pais eram Urano e Gaia. Existem poucas histórias sobre ela, que é muitas vezes mencionada pelos poetas antigos que relatam sobre seus presentes impressionantes para a humanidade.

Ironicamente, a deusa Mnemósine foi praticamente esquecida, perdida nas brumas do tempo, sendo mais lembrada hoje, pela sua condição de mãe das Musas, as nove deusas gregas, cujo papel era de inspirar poetas e músicos e promover as artes e ciências.



Nascimento das Musas

Após Zeus ter vencido a guerra contra os Titãs e se estabelecido como o líder dos deuses olímpicos, ele temeu que, embora ele fosse imortal, suas grandes vitórias e decisões pudessem logo ser esquecidas. Ansiando por uma maneira de preservar a memória de seus muitos grandes feitos, ele se vestiu como um pastor e foi encontrar Mnemósine. Eles dormiram juntos durante nove noites antes que ele voltasse para sua casa no Monte Olimpo.

Zeus teve então seu desejo atendido. Meses depois, Mnemósine deu à luz durante nove dias, a cada dia entregando-lhe uma filha. Coletivamente, elas foram conhecidas como as Musas, que eram responsáveis pela inspiração/criação artística e científica. Zeus ainda deu-lhe o privilégio de nomear todas as coisas da Terra.

As Musas são:

  • Calíope (Poesia Épica);
  • Clio (Historia);
  • Érato (Poesia Romântica);
  • Euterpe (Música);
  • Melpômene (Tragédia);
  • Polímnia (Hinos);
  • Terpsícore (Dança);
  • Tália (Comédia);
  • Urânia (Astronomia).

Os banquetes no Monte Olimpo não eram completos sem elas. Sentadas perto do trono de seu pai, elas entretinham os convidados, cantando não só sobre a grandeza de Zeus, mas sobre os feitos maravilhosos dos heróis gregos e da criação dos céus e da terra e de todas as suas criaturas maravilhosas.

Havia uma fonte dedicada a Mnemósine antes do Oráculo de Trofônio em Lebadia. Os mortais que chegavam para consultar o Oráculo tinham que fazer uma escolha, ou manter sua memória e beber da fonte de Mnemósine ou esquecer seu passado e beber da fonte de Lete. Analogamente, segundo uma série de inscrições funerárias do século IV a.C. relacionadas à poesia órfica, existia no reino de Hades um rio ou lagoa chamada Mnemósine, contraparte do rio Lete. As sombras dos mortos bebiam do Lete para não se lembrar das vidas passadas quando se reencarnassem, mas os iniciados deveriam beber de Mnemósine quando morressem.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

9 comentários:

  1. Interessantíssimo o blog, cheio de referências. Deve dar o maior trabalho mantê-lo atualizado, voces estao de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!! Gostei muito do conteúdo! Bastante explicativo, satisfez e completou aqui minha pesquisa!! Ótimo!! (Joaquim Cardoso 02/8/2016)

      Excluir
  2. Encontrei o blog por acaso, buscando referências para entender um texto que começa com Mnemósine. Muito boa a iniciativa. Muito esclarecedora a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Muito completas as informações e bem feito. Também bastante completo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. como faco par colocar no meu blog o dragãozinho voador como este do portal dos mitos

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante grande fonte de informação da mitologia "grecoromana".Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Aprepósito sou o Gonga do comentário anterior ainda não tinha posto a conta do e-mail

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby