31 de julho de 2013

Sísifo

#ADM Sleipnir



Na mitologia grega, Sísifo é o filho do rei Éolo, da Tessália, e Enarete. Casou-se com Mérope, filha de Atlas, e foi pai de Glauco e avô de BelerofonteSísifo é famoso por duas coisas: a sua inteligência ao longo da vida e o castigo que ele sofreu após a morte. Apesar das histórias sobre Sísifo diferirem um pouco em seus detalhes, ele é normalmente referido como o rei de Corinto.

Uma história sobre Sísifo envolve Autólico (filho de Hermes), um ladrão esperto. Autólico roubava gado, alterando a cor deles de modo que não podiam ser identificados. Sísifo enganou-o, no entanto, colocando uma marca nos cascos do gado para que ele pudesse seguir as pegadas dos animais roubados.

Em outro mito, Sísifo presenciou Zeus sequestrando uma ninfa dos rios, mas prometeu manter segredo sobre o local para onde Zeus a levou. No entanto, ele traiu Zeus quando ele revelou o local para Asopo, o pai da ninfa em troca de uma fonte de água pura para sua cidade. Furioso, Zeus enviou Tânatos (o deus da morte) para enviar Sísifo para o submundo. O esperto Sísifo conseguiu amarrar Tânatos, e durante vários dias ninguém na terra pode morrer. 

O deus Ares foi pessoalmente livrar Tânatos e levar Sísifo para o submundo. Sísifo pediu secretamente a sua esposa para não enterrá-lo, e já no submundo, ele convenceu Hades, governante do submundo, para deixá-lo voltar para a terra o tempo suficiente para vingar-se de sua esposa e organizar um funeral apropriado. Depois de voltar a Corinto, ele retornou a seu corpo e fugiu com sua esposa, enganando a morte pela 2ª e última vez. Sísifo acabou morrendo de velhice mesmo, e quando morreu foi guiado ao submundo por Hermes.

Como punição por enganar os deuses, Sísifo foi colocado em uma encosta no submundo com uma pedra pesada em cima dele. Para escapar de ser esmagado, ele tinha que empurrar a pedra para cima. Os deuses lhe disseram que se ele rolasse a pedra para o outro lado eles iriam libertá-lo. Mas cada vez que ele chegava ao cume, porém, a pedra rolava de volta para o início, forçando Sísifo a recomeçar. A expressão "trabalho de Sísifo" refere-se a qualquer tarefa sem esperança, que deve ser repetida indefinidamente.





Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:

  1. Podemos concluir então que um termo chulo muito utilizado, SIFO... está ligado a Sísifo???

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby