Na mitologia grega, Ortros ou Ortro (grego: Ὄρθρος; Ὄρθος) era um cão de duas cabeças e cauda de serpente, irmão de Cérbero, ambos gerados pelos monstros Tifão e Equidna.
Ortros era o cão de guarda do gigante de três corpos, Gerião. Ele e seu mestre, Euritião, eram encarregados de guardar o rebanho de gado vermelho de Gerião em Erítia, uma das ilhas das Hespérides, no extremo oeste do Mediterrâneo. Héracles eventualmente matou Ortros, Euritião e Gerião, antes de tomar o gado vermelho para completar o seu décimo trabalho. Depois de morto, dizem que Ortros ascendeu aos céus na forma da constelação de Sirius.
Ortros era um dos mais terríveis filhos de Equidna, dentre os listados na Teogonia de Hesíodo. De acordo com algumas fontes, foi ele, em vez de Tifão que gerou, com Equidna, novas criaturas monstruosas sendo elas: a Quimera, a Esfinge, a Hidra de Lerna, e até mesmo, segundo Hesíodo, o Leão de Neméia, e Cérbero.
E ae galera que comanda o blog.
ResponderExcluirMuito bacana o trabalho que vocês fazem aqui.
To comentando porque sei como vale um comentário pra um blogueiro! haha
Favoritei o endereço de vocês pra pesquisas futuras.
Grande abraço!
Eu digo o mesmo! Cada vez melhor isso aqui! E olha que sou "papa-mito" mesmo sabendo cada mito de cór e salteado, eu leio todos porque vocês puseram uma riqueza de detalhes em cada mito que o pessoal da Wikipédia não fez. meus sinceros parabéns!
ResponderExcluirSleipnir: Fico muito alegre e satisfeito sabendo que o trabalho que faço aqui no blog está agradando. Procuro sempre fazer o melhor e quando acho que não está bom, eu seguro a postagem até ter certeza que ficará legal.
ExcluirEstou impressionada! muito legal!!!!!!!
ResponderExcluirVocês poderiam melhorar ainda mais permitindo a copiagem e colagem. Isso é que mata a gente, mas o resto vcs estão de parabéns, continuem assim.
ResponderExcluirOdiei pior matéria credo
ResponderExcluir