20 de junho de 2014

Gerião

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Gerião (também, Geryone, Geryones ou Geryoneus) era um temível gigante que habitava a ilha Erítia, lar das míticas Hespérides, no extremo oeste do Mediterrâneo. Uma geração mais tarde mais literal dos gregos associou a região com Tartessos, no sul da Península Ibérica. Gerião é filho de Crisaor e Calirróe, irmão de Equídna e neto de Poseidon Medusa.

Suas descrições variam conforme o autor. Segundo Hesíodo, Gerião é um gigante com um corpo e três cabeças. Já Ésquilo caracterizava Gerião com três corpos. Segundo Stesichoros, Gerião tinha seis mãos e seis pés, além de ser alado. Além destas características bizarras, sua aparência era a de um guerreiro. Ele era dono de um cão de duas cabeças chamado Ortos, irmão de Cérbero, e um rebanho de gado vermelho magnífico guardados por Ortos e pelo pastor centauro Euritião.

O Décimo Trabalho de Hércules 

Héracles foi obrigado a viajar para Erítia, a fim de obter o gado de Gerião como seu décimo trabalho. No caminho até lá, ele tinha que cruzar o deserto líbio, e ficou tão enfurecido com o calor que atirou uma flecha contra Hélios, o sol. Admirado com sua coragem, Hélios empresta a Héracles sua Taça do Sol, uma gigantesca taça dourada que Hélios usava para navegar através do mar de oeste para leste todas as noites.

Pouco tempo após chegar em Erítia, Héracles foi confrontado pelo cão de duas cabeças, Ortos. Com apenas um golpe de sua clava, Héracles matou o cão de guarda. Euritião, o pastor, veio para ajudar Ortos, mas Héracles acabou com ele da mesma forma.

Ao ouvir o barulho, Gerião entrou em ação, levando três escudos, três lanças, e usando três capacetes. Ele perseguiu Héracles até as margens do Rio Ântemo, mas acabou sendo vítima de uma flecha que havia sido banhada no sangue venenoso da Hidra de Lerna. Essa flecha foi atirada com tanta força por Héracles que perfurou as três cabeças de Gerião.



O Inferno de Dante

No Inferno, a primeira parte da Divina Comédia de Dante Allighieri, Gerião tornou-se o monstro da fraude, um monstro alado com o rosto de um homem honesto, as patas de um leão, o corpo de um Wyvern, e um ferrão venenoso na ponta de sua cauda. Ele mora em algum lugar nas profundezas abaixo do penhasco entre o sétimo e o oitavo círculos do Inferno (os círculos da violência e da fraude, respectivamente). Gerião emerge do poço após o chamado de Virgílio e carrega os Poetas até o oitavo círculo. Para o horror de Dante, os Poetas montam nas costas de Gerião, que plana ao redor da cachoeira do Rio Flegetonte, descendo grandes profundidades em direção ao círculo da fraude.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

3 comentários:

  1. De uns tempos para cá, eu vejo que tem um sem-o-que-fazer, que marca Regular nas novas publicações. Porque ele não abre um site, e coloca os seus mitos? Queremos pessoas proativas, apenas isso... Creio que é um método, apenas para desestabilizar o trabalho. Mas continuem!!! não percam o seu tempo, com pessoas limitadas. E aproveito a deixa, para pedir que num futuro próximo, publiquem o mito de Sísifo. Esse sim, o mais copiado por todos os humanos, nesse dia-a-dia.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lúcio pelo apoio. Sem dúvida nenhuma não iremos desanimar. Quanto ao mito de Sísifo, já temos no blog: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/07/sisifo.html

      Excluir
  2. demais!
    em termos de Gerião, foi a fonte mais completa que achei na internet, desde textos a imagens!
    gostei, também, da interface do site de vocês.
    e que bom que vocês mantem atualizado!
    é raro blog assim, ainda mais sobre mitos.
    continuem o trabalho!
    me ajudaram bastante e, pelo que vejo, também a muita gente!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby