28 de novembro de 2016

Limos

۞ ADM Sleipnir


Limos (em grego: λιμός), era a deusa grega ou espírito personificado (daimona) da fome e da inanição. Era oposta por Démeter, a deusa dos alimentos e da agricultura, e as duas jamais se encontravam. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa FamesComo outros terríveis espíritos personificados, Limos foi gerada sozinha por Éris, a deusa da discordia, porém o poeta Homero, em sua Ilíada, a nomeia como sendo filha de Zeus.

Limos desempenhou o papel de carrasco em alguns castigos infligidos pelos deuses aos mortais. Dentre estes mortais, estava Erisictão, um antigo rei da Tessália. Rico, ímpio e violento, ele não temia e nem reverenciava os deuses. Um dia, indo contra todos os argumentos de seus criados, Erisictão violou um bosque consagrado a Deméter. Munido de um machado, ele derrubou inúmeras árvores consagradas à deusa e golpeou um imenso carvalho, árvore favorita da deusa, do qual esguichava sangue a cada golpe.


Um de seus criados tentou impedi-lo de continuar, e acabou tendo a cabeça cortada em um único golpe. As dríades, divindades da floresta, também não conseguiram impedi-lo, e recorreram a Deméter, exigindo justiça.

Por intermédio das ninfas, Deméter ordena que Limos entre no estômago de Erisictão, despertando-lhe um apetite devorador, que nada é capaz de apaziguar. Em poucos dias, Erisictão consome toda a comida disponível em seu palácio e gasta toda sua fortuna para comprar mais e mais. Desesperado, ele vende como escrava sua filha Mnestra, para comprar mais comida. Esta recorre à ajuda de seu amante Poseidon, que lhe concede o dom da metamorfose, e assim consegue escapar inúmeras vezes dos seus sucessivos proprietários e voltar para o reino, onde acabava sendo vendida novamente. Mesmo assim, Erisictão não consegue saciar-se e emagrece sem parar. Enlouquecido, Erisícton começa a comer os próprios membros e acaba devorando a si próprio.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Como Nix, que é a Deusa mais poderosa da mitologia grega, deixa seus filhos e filhas trabalharem para os deuses olímpicos como se fossem escravos???? Acho isso revoltante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de na postagem de Nix dizer que ela é filha dela, na verdade Limos é filha de Éris, e neta de Nix.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby