Image Map

7 de novembro de 2016

Itzpapalotl

۞ ADM Sleipnir
Itzpapalotl (sig. "Mariposa de Obsidiana" no idioma nauátle) era uma terrível deusa guerreira asteca que governava Tamoanchan, o paraíso para onde vão as vítimas de mortalidade infantil e também o lugar identificado como onde os primeiros seres humanos foram criados. Foi a primeira mulher a ser sacrificada ritualmente, em uma época muita antiga, pelo deus da caça e da guerra Mixcoatl. Itzpapalotl era a rainha das Tzitzimime, uma classe de demônios estelares que de acordo com a crença asteca desciam à terra durante os eclipses solares para devorar seres humanos.

Iconografia

Originalmente representada como um dragão, Itzpapalotl podia aparecer na forma de uma bela e sedutora mulher ou uma terrível mulher com cabeça de esqueleto, garras de jaguar e asas de mariposa ou de morcego, abastecidas com lâminas de obsidiana. 

Arte de Katy Grierson

Associações

O Códice Chimalpopoca considera que Itzpapalotl seja a mãe de Mixcoatl, porém este título pertence a Cihuacoatl, deusa protetora dos partos e esposa de Quetzalcoatl. Existem tantas semelhanças entre Itzpapalotl e Cihuacoatl, que muitos estudiosos consideram Itzpapalotl um aspecto de Cihuacoatl. 

Itzpapalotl também é associada as Cihuateteo, espíritos de mulheres que morreram durante o parto. Itzapapaotl era por vezes considerada uma delas.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

10 comentários:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby