۞ ADM Sleipnir
Os Espartos (grego Spartoi, literalmente "homens semeados", também chamados de Sparti) são um povo mítico da mitologia grega. São guerreiros virtualmente imbatíveis, possuidores de força e habilidade incríveis, porém possuem baixo intelecto, o que os leva a lutar entre si por qualquer motivo.
A primeira aparição deles foi no mito da fundação de Tebas pelo herói Cadmo. Cadmo foi instruído pelo oráculo de Delfos a seguir uma vaca, e fundar uma cidade no local onde a mesma parasse. Quando a vaca parou, Cadmo decidiu sacrificá-la aos deuses, então ele pediu a seus homens para trazerem um pouco de água de uma nascente próxima ao local. No entanto, a nascente era guardada por um dragão que era sagrado para o deus da guerra, Ares. Muitos dos homens de Cadmo foram mortos pelo dragão, até o herói chegar ao local e matá-lo com sua espada.
Em seguida, a deusa Atena instruiu Cadmo a plantar metade dos dentes do dragão no solo. Assim que ele o fez, soldados armados saltaram da terra. Assustado, Cadmo jogou uma pedra no meio deles, que ao pensar que a pedra havia sido atirada por um deles mesmos, começaram a lutar e matar uns aos outros. Somente cinco deles sobreviveram: Equión, Udaio, Ctônio, Hiperenor e Péloro. Esses espartos sobreviventes ajudaram Cadmo a fundar a cidade de Tebas.
A outra aparição dos Espartos foi no mito de Jasão e os Argonautas. Atena deu a outra metade dos dentes do dragão ao rei da Cólquida, Eetes. Quando Jasão chegou e pediu para levar o velocíno de ouro, Eetes o fez passar uma série de testes. Um desses testes era semear os dentes do dragão, o que Jasão fez. Os Espartos surgiram do solo, e Jasão usou o mesmo truque que Cadmo, atirando uma pedra no meio deles. Os Espartos começaram a lutar entre si, até que nenhum deles sobrou.
Adorei! Obrigada
ResponderExcluirObrigado você por comentar! Volte sempre!
ExcluirAdorei o artigo,muito esclarecedor. Parabéns
ResponderExcluir