Image Map

11 de novembro de 2016

Ashur

۞ ADM Sleipnir




Ashur ("O benevolente", também Assur) é um deus guerreiro semita, cultuado como o deus supremo do panteão assírio. Ele era o deus guardião da cidade de Assur, sendo elevado mais tarde a categoria de deus nacional da Assíria. Pouco se sabe sobre sua personalidade, e também não existem mitos ou histórias sobre ele, nem mesmo o seu símbolo foi claramente identificado. Em alguns relevos assírios, Ashur aparece representado dentro de um disco solar alado, com um homem barbudo empunhando um arco e flechas; tal imagem foi interpretada como uma representação de Assur, mas isso nunca foi confirmado por uma identificação escrita, podendo facilmente ser referido a alguma outra deidade. 

Por volta de 1300 a.C., Ashur foi identificado com o deus sumério Enlil, provavelmente, em um esforço para retratá-lo como rei dos deuses. Durante o reinado de Sargão, Ashur se tornou pai de Anu, o deus babilônico do céu e a principal força criativa do universo. Mais tarde, conforme a Assíria e a Babilônia competiam por poder político e militar, Ashur assumiu as características do deus nacional da Babilônia, Marduk. Como as qualidades de tantos outros deuses foram transferidas para Ashur, ele tinha pouco ou nenhum caráter ou tradições próprios. Mais do que tudo, Ashur era um símbolo do povo e do poder da Assíria.




NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Assur tem algumas semelhança com Apolo, são dois deuses solares, da fertilidade, portando um arco e flecha. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. É um deus fascinante e muito belo

    ResponderExcluir
  3. Por este contexto acho que Assur se assemelha ao El dos cananeus

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby