۞ ADM Sleipnir
Arte de Chicken McNobody |
Hécate (grego: Ἑκατη; também Hecate, Hekate, Perséia) era uma antiga e complexa deusa grega, originalmente adorada pelos povos da Ásia Menor. Ela era a deusa da magia, associada à bruxaria, à noite, à lua, aos fantasmas e à necromancia.
Hécate era geralmente representada na pintura de vasos gregos como uma mulher segurando um par de tochas gêmeas. Às vezes, ela estava vestida com uma saia de donzela até os joelhos e botas de caça, bem como Ártemis. Em estátuas, Hécate era frequentemente descrito em forma tripla como uma deusa das encruzilhadas.
Arte de Christopher Stoll |
Família
De acordo com o escritor grego Hesíodo, Hécate era a filha do titã Perses e da titânide Astéria, e portanto neta dos titãs de primeira geração Céos e Febe. Outros escritores afirmam que ela é filha de outros deuses, incluindo Zeus (com Astéria), Deméter, Nix ou ainda Aristeu (deus apicultor filho de Apolo).
Em relação a filhos, de acordo com os poeta Apolónio de Rodes e Licofrão de Cálcis, ela era uma deusa virgem e portanto sem nenhum descendente. Já o historiador Diodoro Sículo atribui à Hécate a maternidade de duas famosas bruxas gregas: Circe e Medéia
Mitos
Participação nas grandes guerras olímpicas
Hécate participou da Titanomaquia ao lado de Zeus, em oposição a sua família. Após o conflito, Zeus deu a ela poderes sobre a terra, o céu e o mar. Além o próprio Zeus a consultava antes de conceder algo a alguém.
Hécate também participou da guerra contra os gigantes (Gigantomaquia), onde combateu o gigante Clítio ao lado de Héracles. Em uma cena de um vaso grego, era é retratada queimando Clítio com suas tochas.
Hécate atacando Clítio (theoi.com) |
Auxilio à Démeter
Quando Perséfone foi sequestrada por Hades e levada para seu sombrio reino do submundo, Hecate foi a única que ouviu seus gritos. Enquanto Deméter vagava pela terra em busca de sua filha, Hécate revelou o que tinha ouvido, mas Infelizmente ela não sabia para onde Perséfone havia sido levada. Para descobrir essa informação crucial, Hécate enviou Deméter até Hélios, o deus do sol, o único que podia ver tudo o que acontecia. Hélios, por sua vez, revelou a verdade: que Hades havia levado Perséfone.
Eventualmente, Zeus forçou Hades a devolver Perséfone a Deméter por pelo menos parte do ano. A menina finalmente se reencontrou com sua mãe e com Hécate, que se tornou sua assistente e continuou a receber grandes honras no culto a Deméter e Perséfone (como recompensa por ajudar na busca de Deméter).
Favores a Hécuba e Galintia
Hécuba era a mulher do último rei de Tróia, Priamo, a quem Odisseu recebeu como sua prisioneira após a queda de Tróia. Durante a viagem de volta à Grécia, Hécuba assassinou um rei trácio e foi apedrejada pelos habitantes locais. Os deuses então a transformaram em um cachorro preto, e ela se tornou o animal familiar de Hécate. Neste mito, a rainha foi claramente identificada com Bendis, deusa trácia associada à Hécate e a quem cães eram oferecidos em sacrifício.
Hécuba era a mulher do último rei de Tróia, Priamo, a quem Odisseu recebeu como sua prisioneira após a queda de Tróia. Durante a viagem de volta à Grécia, Hécuba assassinou um rei trácio e foi apedrejada pelos habitantes locais. Os deuses então a transformaram em um cachorro preto, e ela se tornou o animal familiar de Hécate. Neste mito, a rainha foi claramente identificada com Bendis, deusa trácia associada à Hécate e a quem cães eram oferecidos em sacrifício.
Já Galintia era uma mulher tebana que auxiliou Alcmena para que ela pudesse dar a luz a seu filho, Héracles. Hera havia pedido a Ilítia, a deusa dos partos e as Moiras para que não permitissem que Alcmena desse a luz. Vendo-a sofrer com as dores de parto, Galintia enganou as divindades anunciando que por vontade de Zeus a criança havia nascido. Assim, Ilítia e as Moiras pararam de interferir e Alcmena finalmente pode dar a luz. Ao perceber que foram enganadas, as Moiras castigaram Galintia, transformando-a em uma doninha. Compadecida da situação de Galintia, Hécate a adota como um de seus familiares.
Associações
Como uma deusa tríplice, Hécate era identificada com os três aspectos da lua e era, por vezes, representada por mulheres de três diferentes idades. No céu, ela tomou a forma da velha Selene, a lua. Na Terra, ela estava ligada a Ártemis, deusa da caça. No submundo, ela estava ligada a Perséfone.
Por causa de sua associação com a lua, Hécate era vista como uma deusa da noite, da magia e dos feitiços. A magia foi muitas vezes praticada onde as estradas se encontraram, e os gregos estabeleceram santuários a ela nessas encruzilhadas, especialmente onde três estradas se reuniam.
Em seu papel como deusa da magia, Hécate é representada como uma figura de três cabeças, que vigiava a encruzilhada onde eram realizados seus ritos. Para seus adoradores, ela poderia trazer boa sorte e sucesso, mas ela também pode ser uma poderosa força negativa. Mais tarde, a tradição cristã enfatizou esse lado de sua natureza, retratando Hécate como uma figura do mal e que era a rainha das bruxas.
Embora na maioria das vezes associada a cães, ela também está associada com sapos, cavalos, serpentes, vacas e corujas. Em sua forma de três cabeças, ela é muitas vezes representada com uma ou mais cabeças de animais.
Culto a Hécate
Templos e espaços sagrados
Hecate tinha muitos templos na antiguidade. Em Atenas, por exemplo, havia um templo de Hecate Epipyrgidia (“Hecate nas muralhas”) guardando a entrada da Acrópole. Outro templo importante estava localizado em Lagina, uma cidade na região de Caria, na costa sudoeste da Ásia Menor (na atual Turquia). Era um templo monumental, completo com um grande altar de mármore, estátuas decorativas e frisos, e um pátio. Era dirigido por sacerdotes, sacerdotisas e eunucos, cada um com suas funções distintas. Outros locais com templos de Hécate incluíam Argos, Samotrácia, e Egina.
Os espaços sagrados de Hécate também se estendiam além dos templos. Acreditava-se que ela controlava todos os tipos de entradas - para espaços públicos, casas particulares, estradas, o submundo e assim por diante. Por causa disso, estátuas ou colunas (chamadas hecataea) representando-a em seu disfarce triplo eram frequentemente encontradas em entradas ou em espaços “liminares”. Hecataea eram especialmente comuns em encruzilhadas, mas às vezes também eram colocadas na frente de casas particulares.
Rituais, festivais e feriados
Rituais em homenagem a Hécate geralmente envolviam oferendas de comida. Por exemplo, ela recebia oferendas de peixes, principalmente salmonetes, considerado tabu em outros cultos. Bolos decorados com tochas em miniatura foram feitos para Hécate na época da lua cheia. Mas, de forma bastante horripilante, ela também foi homenageada com sacrifícios de cães e filhotes. Em Atenas, de onde vem a maior parte de nossa evidência para a adoração de Hécate, ela era homenageada principalmente durante os festivais da lua nova. Ela recebia banquetes feitos com suas comidas favoritas: pão, ovos, queijo e carne de cachorro. Estes seriam deixados em encruzilhadas por toda a cidade e no campo.
Hécate tinha rituais exóticos em outras partes do mundo grego. Em seu templo em Lagina, ela foi homenageada com um ritual chamado kleidagōgia que envolvia o porte de uma chave sagrada (presumivelmente representando as chaves do submundo que se acreditava que Hécate possuía). Hécate também tinha cultos misteriosos, inclusive em Samotrácia e Egina, onde era chamada para curar a loucura (entre outras coisas).
Arte de Daria Klushina |
fontes:
Acho que ela tem muito em comum com Lilith
ResponderExcluirSim.
ExcluirGostaria de saber mais sobre Hécate.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu apenas acho que Hécate deveria estar entre os Deuses Olimpianos, simplesmente pelo fato de ela ser uma deusa poderosa, misteriosa e tendo na Mitologia Grega á eóns atrás sido alvo de um dos Gigantes Anti Deuses da Gaia. Clítio é o nome dele, Anti-Hécate e Anti-Magia *~~~~* Sou fascinado por esses gigantes e-e !
ResponderExcluirUh, Ganimedes, na verdade, ela poderia estar sim entre os Deuses Olimpianos. Mas acho que você sabe disso de acordou com os livros de Rick Riordan, certo? Sempre tem que haver um equilíbrio nas histórias, e Rick Riordan baseia as suas em diferentes versões de mitos. Mas é claro que se deuses realmente existissem, não iriam ser “tão” amigáveis com Percy Jackson ushaushausausha
ResponderExcluirEla é sincretizada com a Orixá Nanã no candomblé
ResponderExcluirNão é não! Ela esta mais para Yamis...
ExcluirInteressante!...achei ela muito parecida com as pombajiras(Exu) da religião Afro-Brasileira e as três esposas do Rei Xango (Orixá) que é Oxum,Iansã e Obá.Gratidão pela informação e blessedbe <3
ResponderExcluirExatamente ! Foi o que me lembrou muito os guardiões de esquerda , talvez cada um carrega essa forca de hecate , tudo no universo esta conectado , mas nao acho essa força parecida com vibração dos orixás nao .
ExcluirTem uma pombagira que é exatamente a definição de tudo que é a Hecate, é a Maria do Coqueiro... essa pombagira é a dona dos três caminhos, rainha do submundo, seus fundamentos ocultos batem com tudo da Hecate.
ExcluirAmei, eu presto culto a essa maravilhosa Deusa amo muito ela e sei que ela está com nosclo todos os dias, sei que ela nos guia em nossos caminhos e como sendo a senhora das máscaras está em todas as religiões nos ajudando a trilhar nosso caminho em direção a alta espiritualidade
ResponderExcluirQue Deus os liberte das escamas que cobrem seus olhos Amigos
ResponderExcluirEspero que a realidade remova as escamas que cobrem os seus.
ExcluirMeu bem vá procurar o seu deus dentro da sua bíblia, deixe esse blog para quem respeita e quer saber mais sobre os deuses de outras culturas.
ExcluirQue comentário triste o seu, fique com o seu Deus e deixe as outras pessoas prestarem culto aos Deuses delas, engraçado que você acha que o seu Deus é o único que existe, no entanto já se prestava culto a Hécate muito antes de Jesus Cristo vir ao mundo, engraçado não é? Tenha respeito Sr. Anónimo! Se não é para fazer comentários decentes então não comente nada! Se não crê em Hécate e é tão "anti-Deuses" porque é que veio ler o artigo? não entendo.
ExcluirMedeia não era Grega, portando não adorava Hecate.
ResponderExcluirOlá Robson, Medéia era sacerdotisa da deusa Hécate. Foi em seu templo inclusive que ela fez Jasão jurar-lhe fidelidade eterna (fonte: Livro "Medéia, Hipólito, As Troianas", de Eurípides).
ExcluirIndico-lhe o link a seguir em inglês (http://www.theoi.com/Khthonios/HekateGoddess.html), que trás inúmeras informações relevantes sobre a relação entre as duas.
Gostei do site, sobre mitologias, sou apaixonado por mitologia.
ResponderExcluirEstou a procura de estudos da Deusa Hécate. Gostei muito das informações e gostaria de me aprofundar mais. Parabéns.
ResponderExcluirGrande Mãe HÉCATE!
ResponderExcluirOlá, boa noite!
ResponderExcluirFizemos uma homenagem à Hécate através da música e do vídeo "Hounds of Hekate".
Está aqui: https://youtu.be/c6lkXG5ctlA
Abraços!
)O(
Acompanho vcs no Instagram. A homenagem ficou perfeita. Parabéns. Obrigada por nós permitir reverenciar com tanto primor a nossa amada Deusa.
ExcluirInteressante pois acrescentou aos estudos que estou fazendo a respeit, mais conhecimento, maior o nosso entendimento...
ResponderExcluirHistória das Religiões - As Antigas Religiões do Mediterrâneo - Grega - Egito - Babilônia
Hécate e Nix são as minhas deusas favoritas da mitologia grega
ResponderExcluirMuitos acreditam (eu inclusive) que a origem de Hécate é egípcia. A deusa Heqet, associada a partos, fertilidade e sapos, era consorte de Khnum e com ele criou os humanos. Embora eu não siga nenhuma ordem creio e sou grato a Hécate, que é uma deusa que está recuperando seu espaço e sua glória por direito.
ResponderExcluirE os fanáticos cristãos, deveriam em vez de atacar a fé alheia, ver como a fé deles foi construída por combate a outros cultos (sim o "deus único e verdadeiro" era parte do panteão cananeu), plágios de culturas anteriores, concílios diversos, repressão e o principal: falta de informação.
gostei valeu!
ResponderExcluirHécate é uma Deusa antiga que tem um templo em Lagina, na atual Turquia, sendo uma divindade que foi cultuada em diversos locais do mundo, segundo estudos das escrituras antigas ela é tanto Deusa Olimpiana quanto do Submundo, também é descrita como a fonte geradora de almas do universo, recomendo o livro Bruxaria Hekatina da autora Marcia Silva para compreender melhor essa Deusa, eu digo por testemunho próprio que quem busca essa Deusa em sinceros sentimentos e necessidades e despido de preconceitos e ignorância ela abençoa grandemente! Ela já operou maravilhas em minha vida! Khaire Hekate!
ResponderExcluirEu me apaixonei por Hécate, como se tivesse encontrado meu propósito de vida , meu caminho. Não sei dividir meu coração com mais de um Deus, sou agora devota dessa grande Deusa e de mais ninguém. A ela rendo tudo o que há de bom em mim. A cada dia busco a conhecer mais. Gostei muito do seu comentário. Adorada seja nossa grande Deusa.
Excluir