Image Map

21 de fevereiro de 2014

Sigbin

۞ ADM Sleipnir

Arte de Elartwyne Estole

Sigbin
(ou Sigben) é uma criatura da mitologia filipina, que sai à noite afim de sugar o sangue das vítimas de suas sombras. A criatura anda para trás com sua cabeça abaixada entre as pernas traseiras, que são muito mais curtas que os membros dianteiros. A sua aparência assemelha-se, dependendo do conto, a um corvo, bode ou canguru sem chifres, possuindo uma longa e flexível cauda similar a um chicote e um par de orelhas muito grandes, que são capazes de bater palmas como se fossem um par de mãos. O Sigbin exala 
um terrível mau-cheiro e é capaz de ocultar sua presença, tornando-se invisível para outras criaturas. 

Também é dito que sai de sua toca durante a Semana Santa, buscando crianças para matar, com o intuito de pegar o seu coração para confeccionar um amuleto .


Segundo os contos, diz-se que existem famílias conhecidas como Sigbinan ("aqueles que possuem Sigbin"), que possuem o poder de comandá-los. As Aswang (vampiras filipinas) são ditas mantê-los como seus animais de estimação, junto com uma outra criatura mítica, uma ave conhecida como Wakwak. Dizem que o Sigbin traz riqueza e sorte para seus proprietários. Nas ilhas Visayas, os Sigbins são conhecidos como Amamayong.

Existem especulações de que a lenda pode ter surgido com base na observação de uma espécie rara de animal. Na ilha de Bornéu, foi descoberto em 2005 o gato-raposa, uma nova espécie em potencial de carnívoro descrito como um animal que possui as patas traseiras mais curtas do que as suas patas dianteiras, semelhante à criatura descrita nas lendas. Os relatos de avistamentos do Sigbin podem pertencer ou estar relacionados à avistamentos do gato-raposa.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Minha mãe e minha avó me contaram uma história muito esquisita uma vez, elas disseram que estavam no interior, em um churrasco na laje, quando lá em baixo elas avistaram uma criatura peluda, muito estranha, que andava com a cabeça entre as pernas. Na concepção delas, era um lobisomem. Mas lendo o poste, pode ser uma dessas criaturas aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criatura filipina do relato acima se parece MUITO com o lobisomem brasileiro\português\espanhol\sulamericano. As orelhas que batem como palmas e a aparência que combina características de OUTROS animais. Se duvidar, essas duas criaturas possuem relação.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby