Image Map

17 de fevereiro de 2014

Anhangá

۞ ADM Sleipnir


O Anhangá (ou Anhanga, em tupi: Ahiag̃; em maué: Anhang , "espírito") é uma entidade pertencente ao folclore indígena brasileiro, sendo conhecido por diversas tribos. Ele é um espírito metamorfo, capaz de tomar a forma que ele quiser. Geralmente ele toma a forma de um veado branco com olhos em chamas, porém ele pode se transformar em outros animais e até em ser humano. Conforme a forma que ele toma, ele recebe um nome específico. Alguns dos nomes são:
  • Mira-anhangá (forma humana);
  • Suaçu-anhangá (forma de veado);
  • Tatu-anhangá (forma de tatu);
  • Tapira-anhangá (forma de boi);
  • Pirarucu-anhangá (forma de peixe pirarucu).
Anhangá é um espírito protetor da natureza. Ele persegue e pune aqueles que caçam filhotes de animais ou animais que estejam amamentando seus filhotes. Um sinal de sua chegada é o som de um assobio, e logo depois o animal caçado desaparece bem diante dos olhos do caçador. O Anhangá engana os caçadores desviando suas balas, direcionando o alvo deles para pessoas queridas a eles. Ele também pode provocar febre, visões e loucura nos caçadores.

Segundo a mitologia popular, uma pessoa pode pedir a ajuda do Anhangá, caso seja atacada por um animal selvagem, gritando ''Valha-me Anhangá!". Conta-se também que pode-se fazer um pacto com ele, oferecendo-lhe tabaco em troca de uma caça bem sucedida.

Os jesuítas consideravam-no um demônio, semelhante ao diabo cristão. Em seus relatos sobre o Anhangá, eles retratavam-no como um espírito maligno, que era temido pelos povos indígenas.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

17 comentários:

  1. Ainda me lembro d quando pedi para fazerem esse post rsrs ficou mto bom (só agora eu voltei a ler o blog)

    ResponderExcluir
  2. me ajudou a ganhar pontos na escola

    ResponderExcluir
  3. Arthur e Maria Eduarda30 de agosto de 2016 às 13:05

    Arthur- Muito maneiro, nunca vou esquecer essa lenda que me ajudou muito na escola.
    Maria Eduarda- Adorei essa lenda, só que na outra versão que eu vi, o Anhangá, quando aparece na forma de veado, tem uma cruz na testa.

    ResponderExcluir
  4. obg gostei mt da lenda e tb precisava pra um trabalho

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a matéria!
    Acredito que os Jesuítas associavam o tal mito ao demônio cristão pelo fato dos seus aliados colonizadores praticarem o extrativismo animal, vegetal e mineiral descontrolado, sendo assim possivelmente assombrados pelo tal Anhangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anhanga é um ser iluminado que ate no filme pother ele conjura o patrono que é o cervo tira dementadores significa espiritos demoniacos que gosta de fazer mal por estar desencarnado do mundo

      Excluir
    2. Na verdade foi por um erro de tradução. Anhangá significa "espeito velho", eles confundiram com outra palavra tupi que traduzida fica "Espírito Maligno"

      Excluir
  6. Oii, posso dar uma sugestão? A Natalie Duarte, a mesma das arte da Ticê do blog, tem um desenho do Anhangá sozinho, acho q seria legal substituir uma imagem do veado por uma forma humana dele, pois, apesar do texto falar q ele é um metamorfo, com a imagem isso entraria mais facil na cabeça kkkk, mas é só uma sugestão

    ResponderExcluir
  7. ajudou no meu trabalho de religião

    ResponderExcluir
  8. Cristalzinho indígena, amo o mito e as lendas dele, de longe meu Deus preferido.
    Faz da Ticê a esposa dele por favor.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Já temos um post sobre ela, mas infelizmente é bem curto pois não consegui encontrar maiores informações: https://portal-dos-mitos.blogspot.com/2017/02/tice.html

    ResponderExcluir
  10. Valeu ne ajudou muito e e bem interessante gostaria de mais informacão meu zap +5533
    987508683

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby