Image Map

30 de maio de 2013

Jormungand

۞ ADM Sleipnir

Arte de Aleksandr Kipriyanov

Na mitologia nórdica, Jormungand (Jörmundgander ou Jormungandr, "serpente-lobo") é a maligna serpente que rodeava o mundo, mordendo a própria cauda.  Ela também era conhecida como a serpente de Midgard, ou a serpente do mundo, porque o seu corpo enrolado em torno de toda a terra debaixo dos oceanos, e a Terra era chamada de Midgard na cosmologia nórdica. O eterno inimigo da serpente era o deus do trovão Thor. Jormungand foi um dos três filhos monstruosos do deus Loki e a giganta Angrboda. Os seus irmãos eram o gigante lobo Fenrir, a quem os deuses tinham aprisionado, e a deusa Hel, a rainha do submundo. O seu tamanho era imenso e o seu veneno era totalmente venenoso. Um dia, o pai dos deuses, Odin, lançou a serpente para o mar, onde seus movimentos eram responsáveis ​​por tempestades mortais e maremotos.

Edda em prosa relata como Thor quase matou Jormungand. Na terra dos gigantes, Thor foi pescar com o gigante pescador Hymir. Hymir, sem saber que seu companheiro era o deus do trovão, recusou-se a recomendar qualquer isca particular, assim Thor cortou a cabeça do maior boi de Hymir, chamado Himinhriot, e colocou-a no barco. Thor remou com habilidade, levando o barco para o mar aberto, muito além do local onde o gigante geralmente pescava. Ele prendeu a cabeça do boi no gancho e lançou a isca ao mar. A serpente de Midgard, definhando no leito do oceano, esticou sua boca ao redor da cabeça de boi e foi rapidamente pega pelo gancho. 

Arte de Luka Brico

Usando sua força tremenda, Thor puxou a serpente e fixou os olhos nela. Thor estava prestes a matar a serpente com um golpe de seu martelo mágico, Mjolnir, quando Hymir, em pânico, que seu barco estava para virar e aterrorizado com a visão da serpente, cortou a linha da isca com a faca. A serpente escapou e afundou no mar. Thor jogou o martelo depois, e enquanto alguns acreditavam que a serpente havia morrido, o Edda em prosa diz: "a Serpente de Midgard ainda vive e reside no mar que rodeia". Thor cerrou seu punho e acertou um golpe no rosto de Hymir, que caiu no mar, e depois o deus retornou sozinho a terra firme.

Em outro encontro, um gigante chamado Utgarda-Loki testa a força de Thor, desafiando-o a levantar um gato cinzento. O gato era tão pesado que Thor só conseguiu levantar uma pata do chão. Embora o gigante fingisse desprezo pela ação insignificante, mais tarde ele confessou que estava surpreso com o feito de Thor, porque o gato era a serpente de Midgard que havia sido transformada por ele e Thor tinha levantado-a "não muito longe do céu."

No final dos tempos, durante o Ragnarok, a batalha final entre as forças do bem e do mal, Thor está destinado a encontrar Jormungand novamente. Ele finalmente irá matá-la com um golpe de seu martelo Mjolnir, mas ele só conseguirá sobreviver apenas o tempo suficiente para dar nove passos antes de sucumbir ao seu veneno. Desta forma, Jormungand e Thor mataram um ao outro.

Arte de Edouard Groult
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

23 comentários:

  1. Esse blog é um dos únicos que eu achei necessário comentar. Realmente é um ótimo bolg.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber as referencias, se é de algum livro ou algum documento pq queria me aprofundar mais nesses assuntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sobre no Google, e também tem um jogo chamado God Of War em que o protagonista é um espartano que mata os deuses da mitologia grega, e os 2 últimos jogos ele vai pra mitologia nórdica matar os deuses de lá também

      Excluir
    2. Esse negócio dela voltar no tempo só fui entender recentemente, pois não joguei o God of War anterior e nem o Ragnarok, mas estava assistindo uns vídeos e tocaram no assunto.

      Excluir
  3. Eu vim aqui saber um pouco da mitologia nórdica pra saber o que se passa no god of war 4 kkkk...muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  4. Excelente,rápido e rasteiro parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Falto falar q ela acaba voltando no tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí só acontece no God Of War mesmo, isso n teria acontecido se o atreus n existisse e ele só existe pq o kratos q n tem nada a ver com a mitologia nórdica tbm existiu

      Excluir
  6. Explosão de informações...muito boa mesmo ...sem tirar uma virgula

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog!!! Mt bom e útil obrigado!

    ResponderExcluir
  8. a historia esta um pouco errada, mais gostei da criação de algunas partes

    ResponderExcluir
  9. Acho que não vai ser Thor que vai matar a cobra acho que vai ser o Tiringa.Hahahaha! Se não sabe quem é Tiringa vão no canal do YouTube Comédia Selvagem.

    ResponderExcluir
  10. A parada dela viajar no tempo com uma martelada é do jogo GOW ????

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby