Image Map

8 de maio de 2013

O Homem da Máscara de Ferro

۞ ADM Sleipnir


A história do Homem da Máscara de Ferro é uma história que a maioria de nós deve ter lido ou visto retratada em filmes. Contos fictícios deste prisioneiro do "Rei Sol" incluem um romance do famoso autor Alexandre Dumas  e um filme estrelado por Leonardo DiCaprio. No entanto, o Homem da Máscara de Ferro não é personagem de ficção, mesmo que a sua prisão e identidade estejam envoltos em mistério. Ele era um prisioneiro real de Luis XIV, que esteve preso por pelo menos cinco anos e, talvez, mais de quarenta anos. O problema é que ninguém vivo hoje tem alguma idéia de quem era este homem. Além disso, tem havido tanta especulação, rumores e possíveis fatos como a sua identidade que os historiadores e os lustres da história nunca foram capazes de descobrir quem ele realmente era. No entanto, existem alguns fatos e especulações que podem nos ajudar a formar a nossa própria opinião.


Fatos Sobre o Homem da Máscara de Ferro

Deve-se salientar que muitos dos chamados "fatos" sobre o Homem da Máscara de Ferro não são verificáveis. Basta dizer que a seguinte informação é amplamente considerada como verdade. Além disso, esta informação se encaixa com praticamente todas as histórias sobre o Homem da Máscara de Ferro, mesmo a menos provável do grupo. No entanto, é certo que o Homem da Máscara de Ferro era uma pessoa real e que ele foi obrigado a usar uma máscara.

O Homem da Máscara de Ferro foi um prisioneiro da Bastilha de 1698 até 1703. Foi dito por  muitos de ele já era um prisioneiro antes e que tinha simplesmente sido transferido para lá. No entanto, não há nenhuma prova disto, a menos que você confie em boatos.

Quem quer que fosse, o Homem da Máscara de Ferro morreu no dia 19 Novembro de 1703. A certidão de óbito que está associada a ele lista o seu nome como Monsieur de Marchiel. Ela diz que ele estava em seu 40, no momento da sua morte.

O Homem da Máscara de Ferro é amplamente considerado como tendo sido da realeza. Isto é baseado em pistas sobre o seu tratamento durante o seu encarceramento.

Lendas e rumores sobre o Homem da Máscara de Ferro

A mais popular de todas as lendas sobre este prisioneiro pertence à sua linhagem. Foi dito que o Homem da Máscara de Ferro era o irmão gêmeo do rei Luis XIV. A história continua a dizer que o homem estava escondido por causa de seus direitos ao trono. Outra história diz que o prisioneiro era de fato o irmão do rei, mas não seu irmão gêmeo. Esta versão também varia.

Em uma versão, o preso é irmão mais velho do rei e primeiro na linha para ser rei e por isso, Luis XIV o aprisionou. Outra versão diz que o preso é irmão mais novo de Luis XIV, mas que Luis era o filho bastardo da ex-Rainha e um de seus amantes. Portanto, o Rei Sol não tinha direito ao trono. Todas estas versões dizem que o rei tinha o seu irmão preso e mascarado para esconder sua identidade. No entanto, uma outra versão da história diz que o irmão do rei não morreu na prisão, mas ele escapou. Após ser bem sucedido em sua fuga, ele foi se encontrar com seus co-conspiradores. Ele, então, foi em direção a Paris, sendo morto quando estava a caminho.

Especula-se que a máscara do prisioneiro não era de ferro, e sim pano. Além disso, ele pode não ter tido que usá-la o tempo todo, como muitos relatos sugerem. Ele pode só ter tido que usá-la quando ele estava em público. Há alguns relatos de testemunhas que parecem corroborar com estas afirmações.


A idéia de que o Homem da Máscara de Ferro era da realeza provém das seguintes informações / boatos:
  • Diz-se que a princesa Palatina teve conhecimento do prisioneiro que ela incluiu em uma carta. Ela disse que ele foi tratado de forma favorável, mas fortemente vigiado, para não tirar a máscara, sob ameaça de morte se o fizesse. Ela supostamente chegou a dizer que a máscara permaneceu em seu rosto todo o tempo;
  • Voltaire, que foi um prisioneiro na Bastilha, em 1717, alegou que ele tinha aprendido coisas de ex-funcionários do prisioneiro mascarado durante seu tempo na prisão. Ele escreveu que o Homem da Máscara de Ferro estava usando a máscara, já em, pelo menos, 1661. Ele também disse que ele era alto, bonito e tocava violão. Ele escreveu novamente sobre ele mais tarde, dizendo que ele tinha cerca de 60 anos no momento da sua morte. Esta teria sido a única maneira que ele poderia ter sido o irmão gêmeo de Luis XIV, como o Rei Sol estava em seus 60 anos, quando o prisioneiro morreu. No entanto, isso significaria que o atestado de óbito que está associado ao prisioneiro é falso ou não é do prisioneiro;
  • Joseph Lagrange também escreveu sobre o Homem da Máscara de Ferro, depois de sua estadia na prisão. Ele foi um prisioneiro em Sainte-Marguerite durante a década de 1720. Ele disse que o Homem da Máscara de Ferro tinha ficado lá durante meados da década de 1600. Voltaire também fez essa afirmação. Ele passou a dizer que Saint-Mars (o governador de Sainte-Marguerite e uma vez guardião do famoso prisioneiro) chamou o Homem da Máscara de Ferro de "meu príncipe." Claro, esta afirmação é apenas boato. Além disso, Lagrange teria ouvido essa informação quase vinte anos depois que o prisioneiro havia morrido. Houve tempo suficiente para que rumores infundados circulassem. Então, novamente, isso poderia muito bem ter sido verdade.
Algumas outras especulações sobre a identidade do Homem da Máscara de Ferro o incluem como sendo o Duque de Beaufort ou Antonio Ercole Matthioli. O primeiro dizem ter sido o amante da mãe de Luis XIV. Ele foi preso e com isso ninguém iria saber que o rei era um bastardo. O último era um inimigo do rei que havia sido julgado por traição. No entanto, infelizmente, ainda não existem provas de qualquer uma destas afirmações. Com todos os rumores enrolados à história, é duvidável que ninguém nunca vai saber quem o Homem da Máscara de Ferro era.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. formidavel ! mas continuo com a mesma ideia, de que ele era o irmão gemeo de Luis XIV .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Partilho da mesma opinião. Certamente era o irmão gêmeo do Luis XIV. Com medo do irmão assumir o trono, ele o enclausurou.

      Excluir
  2. Eu tenho uma revista que diz que o ´´Mascara de Ferro´´ foi um negro que na infância foi trazido da Africa para ser pajem de algum rico francês. E parece que ele viu que algo não devia,provavelmente o assassinato do ´´patrão´´. Já que o tal morto era considerado uma ameaça para a realeza. Mesmo que essa história seja verdadeira,provavelmente ela não daria um grande filme,talvez seria um bom filme,e olhe lá.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião ele era irmão mais velho do Rei Luis XIV e por isso ele o enclausurou.

    ResponderExcluir
  4. Ele era o irmão mas velho do Rei Luis XIV e a mascara era de veludo negro e não de ferro.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby