Arte de Guillaume Duchemin |
Na mitologia nórdica, Hel (Hela, Halja ou ainda Hell) é a deusa da morte e soberana de Helheim, o submundo nórdico. De acordo com a tradição nórdica, Hel é uma dos três filhos de Loki e a giganta Angrboda, sendo os outros dois o lobo Fenrir e a serpente gigante Jormungand. Hel é descrita como sendo uma mulher com uma metade do corpo vivo, belo e formoso, enquanto a outra metade é um cadáver pútrido, que exala a morte.
Logo após seu nascimento, Hel foi banida por Odin para o submundo, localizado nas profundezas de Nifheim, às margens do rio Nastronol (equivalente ao rio Aqueronte dos gregos), e foi feita por ele a governante desse lugar. De lá, a deusa decide o destino de todas as pessoas que morreram sem glória, ou seja, pessoas que morreram por meio de doenças ou de velhice. Aqueles que morriam em batalha não se tornavam seus súditos. Metade deles eram levados pelas valquírias para Valhala, o salão de Odin, enquanto a outra metade era levada para os campos Folkvang, pertencentes a deusa Freya. Os que morriam afogados iam para Aegir e Ran e as virgens iam para a deusa Gefjon.
Seu palácio chama-se Elvidner ("miséria"), e as portas de seu reino são guardadas pelo cão de guarda Garm. Por ela aceitar todos em Helheim, ela também tornou-se a juíza para determinar o destino de cada alma na vida após a morte. As más almas são banidas para o reino da morte gélida (um destino que os povos nórdicos diziam ser muito pior que um lago de fogo) e tortura.
Este aspecto particular do reino de Hel era a base para o "inferno" judaico-cristão para o qual os pecadores são banidos e torturados por toda a eternidade. Ao contrário do conceito judaico-cristão, Helheim também servia como abrigo e ponto de encontro de almas para reencarnar. Hel olha pacificamente por aqueles que morreram de velhice ou doença. Ela cuida de crianças e mulheres que morrem no parto. Ela guia as almas que não escolhem o caminho da guerra e da violência através do círculo de reencarnação.
Arte de Dan Rossi |
Por causa do papel especial de Hel nas mortes de mães em trabalho de parto e crianças de todas as idades que morrem, ela tornou-se, de acordo com algumas fontes, a guardiã especial das crianças.
O único mito onde Hel tem uma participação proeminente é o da morte de Balder. Loki havia providenciado a morte de Balder, enganando-o em uma competição fraudada. Quando a deusa Frigga, mãe de Balder, pediu que sua alma fosse devolvida, Hel concordou, mas impôs uma condição: somente liberaria Balder se todo ser vivo no mundo chorasse de luto por sua morte. Frigga conseguiu que todos os seres vivos chorassem, exceto um - uma gigante que provavelmente era Loki disfarçado. Por causa dessa recusa, a condição imposta por Hel não foi cumprida, e assim Balder teve que permanecer em Helheim.
Arte de Pedro Orrico |
Obrigado. Estou conhecendo a mitologia nórdica agora.
ResponderExcluirsomos dois kk
ExcluirTrês, e estou simplesmente apaixonado por essa cultura
ExcluirNossa perfeitooo era exatamente o que eu precisava ... agora vou providenciar minha fantasia para uma apresentação na Facul bjooos
ResponderExcluirCéus, Que Blog mais Maneiro, Sua postagem Meu Ajudou Muito MUITO MUITO Mesmo Obrigada.
ResponderExcluirNão Entendi, de qual língua vocês traduziram?
ResponderExcluirNão tem nada de tão difícil assim que impeça o entendimento do texto. Você que é burro mesmo.
ExcluirKkkkkkk
ResponderExcluirHel sua linda #MelhorDeusa
Muito obrigado, vc ajudou demais na minha peça, vlwww
ResponderExcluirSó estou vendo por causa do novo GOD OF WAR
ResponderExcluirHela não é filha de odin?
ResponderExcluirNão, nem na mitologia e nem nos quadrinhos da Marvel. O diretor do filme achou conveniente mudar a paternidade dela.
ExcluirHela já foi representada com metade do corpo branco e a outra preta? No artigo da Bulbapedia sobre a Jynx diz que ela era representante e por isso Dynx era preta no design original.
ResponderExcluirBom Artigo
ResponderExcluirBom eu tive uma pensamento Aki tipo uma analogia em base com alguns conhecimento que tive estudando pouco do espiritismo e ubandismo e todo crença de rencarnacao e oq eu podia tira um conclusão tlvs não seja essa mas parece que basicamente hel ela fãs ttablhode cuidar de quem morreu sem ter tido a tal.gloria e ela faz essas pessoas rencarbar para no caso a alma até ela conseguir a glória tipo isso ?
ResponderExcluirSe considerarmos essa história de reencarnação na mitologia nórdica como verdadeira, seu comentário poder fazer algum sentido. Apesar de no texto falar sobre reencarnação, eu próprio tenho minhas duvidas, até pretendo revisar esse texto pra rever essa questão. Ele é antigo e não lembro quais foram minhas fontes de pesquisa na época.
Excluir