Image Map

24 de maio de 2013

Ogmios

۞ ADM Sleipnir



Ogmios (também conhecido como Ogmius, grego: Ὄγμιος) era o deus celta da eloqüência, conhecido como Ogma pelos irlandeses. Ele se parecia com uma versão mais antiga do herói grego Héracles. Ele também era um deus da ligação, que usava seus poderes de persuasão para ligar os homens à si mesmo e, em seguida, levá-los para o submundo.nMesmo que não haja muitas fontes sobre a história do Ogmios, podemos dizer que ele era uma poderosa divindade adorada pelos gauleses, os povos celtas da França. Ao olhar para os registros e arte datadas do período da conquista romana dos gauleses, não há evidências de sua existência.

Em tempos antigos, Ogmios foi retratado como um homem calvo e um semblante sorridente, muitas vezes carregando um arco e uma clave gigantesca. Em muitas aparições, ele surge com um bando de homens atrás dele seguindo-o, e ligados a ele (muitas vezes, em sua língua) por correntes. Ele é às vezes chamado "Ogmios do Rosto Solar" e aparece enrugado ou com queimaduras solares.

Ogmios é considerado um deus de ligação e um psicopompo, ambas as posições muito poderosas. Como um deus de ligação, ele tem a capacidade de unir as pessoas em si mesmo e controlar suas ações. Ele também pode criar defixiones, que são tábuas  com maldições que podem se ligar a outras pessoas. Há duas defixiones conhecidas, recuperadas de Bregenz, na Áustria, que dizem terem sido criadas por Ogmios. Não se sabe muito sobre a história por trás das defixiones, mas sabe-se que uma tal tábua invoca Ogmios para lançar maldição sobre uma mulher estéril para que ela não possa se casar com um homem. Ogmios também é uma psicopompo que é como um deus de ligação, exceto que um psicopompo liga as almas dos mortos em si mesmo e as guia para a vida após a morte.


Comparações com outras culturas

Quase todo o conhecimento sobre Ogmios vem das comparações dele a outras divindades ou heróis divinos de diferentes culturas antigas. Por volta de 51 a.C.,  o Império Romano havia conquistado a Gália e os gauleses desapareceram, assim como Ogmios. No entanto, a existência de Ogmios ainda pode ser vista na mitologia irlandesa. Sua divindade, Ogma, tem muitas semelhanças com Ogmios, o que poderia significar que eles eram a mesma divindade. Essas duas divindades têm muito em comum, tanto que não está claro se Ogmios e Ogma estão relacionados ou se são a mesma divindade Ambos são conhecidos como as divindades da eloqüência e representados sorrindo o tempo todo. É possível que ambos são relativos aos mesmos divindades. Ogmios parece ter existido antes de Ogma, mas quando Ogmios lentamente desapareceu com os gauleses, Ogma apareceu tomando o seu lugar.

Ogmios também é muitas vezes comparado a Hermes, o deus grego que também é um deus da eloqüência e um guia para o submundo, assim como Ogmios. Para os gregos, Hermes era o símbolo da eloqüência, assim como Ogmios é para os celtas. Hermes também é um psicopompo, assim como Ogmios. No entanto, ele é um deus fraco. É por isso que os celtas escolheram Héracles para ser a sua representação de Ogmios; Héracles, como um deus, tem mais poder do que Hermes nos mitos.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:


  1. Bem eu não compreendi direito o que tem de bom neste deus, carregar pessoas pela língua é bem esquisito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ogmios basicamente atua como um psicopompo, ou seja, seu papel é guiar as almas para o submundo. Ele também usa seu poder de persuasão para prender pessoas a si mesmo através de sua língua, e assim, de alguma forma ele era capaz de controlar as ações destas.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby