Image Map

23 de janeiro de 2023

Bysen

۞ ADM Sleipnir


Bysen (também conhecido como Skogsväsen, literalmente “criatura da floresta”) é uma espécie de criatura ou espírito pertencente ao folclore sueco, o qual dizem assombrar os bosques da ilha de Gotland. Ele é conhecido como um criador de travessuras, principalmente contra os madeireiros de Gotland, provocando atrasos e tombamentos no transporte de cargas de madeira. Um Bysen também faz com que aqueles que encontra nos bosques se percam e não consigam achar o caminho de casa, ou então faz com que estes não sejam capazes de vê-lo novamente. Nos dois casos, basta vestir suas roupas ao contrário para quebrar o encanto.

Na maioria das vezes, um Bysen assume a forma de um ser parecido com um gnomo, mas ocasionalmente ele pode ser visto como um toco de árvore, assim como na forma de outras criaturas que vivem nos bosques. Quando está em sua forma de gnomo, um Bysen às vezes usa um chapéu ou capuz vermelho, roupas cinzas e carrega um machado consigo. Esse machado é usado por ele para derrubar árvores, porém devido ao seu tamanho e força diminutos, um Bysen só consegue derrubar uma árvore por século.

Algumas fontes dizem que um Bysen é o espírito de alguém que cometeu crimes durante sua vida, e após a morte foi condenado a vagar pela terra para sempre. Já outras dizem que os Bysen são pessoas que enganaram outras movendo marcadores de fronteiras de um lugar para outro com o intuito de aumentar suas propriedades, sendo condenadas a percorrerem as fronteiras marcadas erradas e restaurá-las a suas marcações originais. Essa versão o torna semelhante a outra criatura, Deildegast, pertencente ao folclore norueguês. Dizem que é possível ouvi-lo murmurar: "Isso está certo, isso está errado" enquanto move os marcadores que encontra para os seus devidos lugares. Dizem que se um humano seguir um Bysen e o ajudá-lo (sem ser visto) a mover os marcadores para os lugares certos, ele poderá em fim descansar em paz.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Legal não conhecia essa lenda. Daria pra fazer uma nova categoria folclore e mitologia da Europa tem mais de 20 artigo no teu portal

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby