31 de janeiro de 2023

Dushara

۞ ADM Sleipnir

Escultura atribuída a Dushara, preservada no Museu Nacional de Damasco

Dushara (em árabe: ذو شرى, Dhu'l-Shara"Senhor da Montanha"; também chamado Dhu Shara, Dusares (latim), Dousares (grego), Dusura, Orotalt) foi um deus árabe pré-islâmico adorado pelos nabateus em Petra e em Madain Saleh. Ele era venerado como um deus supremo pelos nabateus, sendo associado ao sol, a vegetação, ao clima, às fontes de água doce e claro, às montanhas. Segundo algumas inscrições safaiticas, Dushara era filho da deusa Al-Lat (identificada com a babilônica Ishtar e a semítica Astarte). 

O ídolo do deus era um baetil, um grande bloco retangular de pedra situado perto de uma fonte sagrada e de uma área de vegetação selvagem. O povo permitia que a vegetação nessa área atribuída a Dushara crescesse naturalmente e não fosse perturbada, a fim de obter o favor e a proteção dos deuses.

Dushara tinha um grande templo na cidade de Petra, onde sua adoração era conhecida pelos romanos da Arábia, que o chamavam de Dusares. Como resultado de um extenso contato com os romanos, o culto de Dusares foi eventualmente trazido do norte da Arábia para a Itália por mercadores nabateus. O deus também era conhecido pelos gregos, que o associavam à Zeus (no papel de deus supremo do seu panteão) e a Dioniso (como um deus associado à vegetação).

Baetil supostamente associado à Dushara, localizado ao longo do desfiladeiro que leva a Petra, na Jordânia.


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Legal esse deus era adorado por muitas divindade

    ResponderExcluir
  2. Dispara é o mesmo ser imaginário adorado por 3 bilhões de analfabetos funcionais que foi absorvendo outros deuses com o passar dos séculos e se tornou deus

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby