Image Map

13 de janeiro de 2023

Porasy

۞ ADM Sleipnir

Arte de Mauricio Cid

Porasy (Porâsý, também Poraci) é na mitologia tupi-guarani uma corajosa índia, cujo sacrifício levou ao fim dos Sete Monstros Lendários. Sua tribo, assim como outras da região, eram alvos constantes de um desses monstros, Moñai, que costumava saqueá-los e esconder o fruto de seus roubos em uma caverna. As ações de Moñai provocavam discórdia entre as tribos, que acusavam umas as outras pelos sumiços de seus pertences. Mas haviam aqueles que sabiam quem era o verdadeiro culpado, e entre eles estava Porasy, que se ofereceu para por um fim não só em Monãi, mas em seus terríveis irmãos.

Porasy foi ao encontro de Monãi, e convenceu o mesmo de que ela estava apaixonada por ele e que desejava se casar com o mesmo. Porém, ela manifestou o desejo de conhecer seus irmãos antes deles dois se casarem. Moñai concordou, e a levou primeiramente à presença de Teju Jagua, deixando-a em sua caverna sob seus cuidados enquanto partiu em busca do restante de seus irmãos.

Após reunir todos os seus irmãos na caverna, eles deram início aos rituais de casamento. Após notar que todos estavam embriagados, Porasy tentou fugir da caverna para dar o sinal para um grupo de índios, que aguardavam escondidos do lado de fora da mesma, incendiarem o local. Para o seu azar, a entrada da caverna havia sido bloqueada por uma enorme pedra à qual ela não era capaz de mover apenas com suas forças. Para piorar sua situação, Monãi mesmo embriagado percebeu as intenções de Porasy e a puxou para longe da entrada, colocando-se em seu caminho.

Sabendo que naquela altura ela não seria capaz de passar por Monãi, muito menos mover a pedra que fechava a caverna, ela gritou o mais alto que pode para alertar aqueles que esperavam seu sinal do lado de fora. Mais que um alerta, Porasy ordenou em voz alta que eles incendiassem a caverna, e assim foi feito. Era o fim dos Sete Monstros Lendários, e também de Porasy. Seu sacrifício e coragem foram reconhecidos pelos deuses, que elevaram sua alma aos céus e a transformaram no que conhecemos como a Estrela D'alva.

Arte de Maya Dias


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante então essa foi a tal heroína mencionada antes no blog sobre os monstros lendários ela teve um fim trágico porém com seu sacrifício virou estrela, só não entendi o porquê os sete morreram alguns deles não eram tão maus

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby