Image Map

24 de janeiro de 2023

Wuzhiqi

۞ ADM Sleipnir

Wuzhiqi (chinês 巫支祁) foi na mitologia chinesa um dos vários monstros causadores de desastres aos humanos que foram confrontados pelo lendário Yu, o Grande. Ele é descrito como um macaco com um tronco verde, cabeça branca, olhos amarelos e patas brancas. Seu pescoço podia atingir quase trinta metros de comprimento quando esticado, e sua força física era equivalente a de nove elefantes. Além disso, ele era eloquente, esperto e rápido em agir.

Segundo o mito, Wuzhiqi habitava o rio Huai, um dos principais rios da China, onde juntamente com seu séquito provocava tempestades e enchentes que interferiam e prejudicavam o trabalho de Yu na região. Para por um fim em suas ações, Yu convocou a ajuda dos deuses e espíritos das montanhas, incluindo alguns que serviam Wuzhiqi mas que temiam Yu e se renderam a ele. Mesmo com muitos aliados, Yu teve dificuldades em atrair Wuzhiqi e confrontá-lo. Após falhar várias vezes, Yu descobriu que um de seus aliados, Gengchen (庚辰), tinha os dons necessários para dominar Wuzhiqi. Gengchen derrotou os servos que Wuzhiqi ainda tinha ao seu lado, e depois o confrontou pessoalmente. Uma vez derrotado, Wuzhiqi foi acorrentado ao sopé da Montanha Guifeng.  A partir de então o rio Huai passou a estar sob controle, e Wuzhiqi nunca mais causou nenhum distúrbio.

Arte de Weibin Qiu

Protótipo do Rei Macaco

Segundo alguns escritores e historiadores, Wuzhiqi foi a inspiração para o autor Wu Cheng'en criar Sun Wukong, o Rei Macaco, protagonista do clássico chinês Jornada ao Oeste. Alguns inclusive propuseram que Sun Wukong foi influenciado não só por Wuzhiqi, mas pelo deus macaco hindu Hanuman, dentre outras histórias envolvendo macacos míticos.


fontes:

  • World Mythology: a Very Short Introduction, por David A. Leeming;
  • Handbook of Chinese Mythology, por Lihui Yang e Deming An;
  • Chinese Mythology A to Z, por Jeremy Roberts;
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Wuzhiqi

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby