4 de fevereiro de 2013

Dioniso

۞ ADM Sleipnir


Dioniso (em grego: Διώνυσος ou Διόνυσος, transl. Diōnisos ou Diónisos) comumente e erroneamente chamado de Dionísio, era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. É o único deus que possui um mortal como um dos pais. É filho de Zeus e de Sêmele, princesa tebana filha de Cadmo e Harmonia. Foi uma das vítimas da maldição lançada por Hefesto a toda descendência de sua mãe como vingança pela traição de Afrodite. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão, mas como tinha jurado jamais negar-lhe qualquer pedido, e triste, apareceu diante da princesa em sua aparência divina. Sêmele, que se encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dioniso. Seu nascimento a partir de Zeus lhe garantiu a sua imortalidade.

Teve que realizar longa e árdua peregrinação até conseguir ser reconhecido como deus e adquirir o direito de participar da assembleia olímpica. Hera, mais uma vez interviu e fez com que fosse acometido por insanidade. Louco, vagueava pelo mundo ensinando aos homens o cultivo da uva e a fabricação do vinho. Foi somente após ser purificado por Réia, sua avó, que o deus pode retornar a Grécia para instaurar ali seu culto. Outra versão da história afirma que Hera arrumou para que os Titãs o matassem. Os Titãs o fizeram em pedaços, mas ele teve seu corpo reconstituido por Réia.


O pequeno deus passou toda sua infância fora do Olimpo pois, ao nascer, para fugir à implacável perseguição de Hera, foi levado por Hermes para ser criado por Ino. Hera, enfurecida com o gesto, puniu o casal, enlouquecendo tanto Ino quanto seu esposo, Átamas. Zeus, temendo nova investida da esposa contra o filho achou por bem enviá-lo à Nisa para ser educado pelas Ninfas e Sátiros. Foi durante esse período que Dioniso descobriu a arte de fabricar o vinho assim como os efeitos inebriantes produzidos pela bebida.

Seu séquito era composto por diversas figuras míticas dentre elas Sileno, as Bacantes e os Sátiros, que o acompanhavam carregando troncos de videira, coroas de hera, taças cheias de vinho, cachos de uva e o tirso enlaçado com folhagens. As Bacantes ou Mênades eram as jovens que tomadas por loucura mística, pareciam tomadas pelo deus; Sileno vivia embriagado e era dotado de grande sabedoria e do dom da vidência; os Sátiros simbolizavam as forças incontroláveis da natureza vegetal e animal.

Em sua jornada para ser reconhecido como deus castigava severamente todos aqueles que se recusassem a cultuá-lo.

Assim sucedeu quando o deus e seu alegre cortejo chegou à Trácia e o rei Licurgo tentou impedí-los de por ali passar. Encolerizado, o deus vingou-se enlouquecendo o monarca. Chegando a Tebas, o rei Penteu também se opôs à instituição dos mistérios de Dioniso. Nova vingança, pois durante uma bacanal na qual compareceu disfarçado, o rei foi descoberto pelas bacantes, que, bêbadas e transtornadas o dilaceraram. Também Alcítoe, Arsipa e Leucipa, filhas do rei Mínias, após cometerem inúmeras atrocidades motivadas pela loucura que foram tomadas, acabaram por ser transformadas em corujas pelo deus.


Na ilha de Naxos, Dioniso conheceu e se apaixonou por Ariadne que lá havia sido abandonada por Teseu . Fez da jovem sua esposa e com ela teve Enopião, Toante, Estáfilo e Pepareto; de seu romance com Afrodite nasceu Priapo, dotado de um falo descomunal.

Dioniso também é um dos poucos que foram capazes de trazer uma pessoa morta fora do submundo. Mesmo que ele nunca tinha visto Semele ele estava preocupado com ela. Eventualmente, ele viajou para o submundo para encontrá-la. Ele enfrentou Tânatos e a trouxe de volta para o Monte Olimpo.

Por fim, logrou alcançar o tão sonhado lugar junto aos imortais no Olimpo. Em sua homenagem eram realizadas quatro grandes festas: as Léneias, as Dionísias Urbanas, as Dionísias Rurais e as Anestérias, todas elas de caráter orgíaco que contavam com a participação de um elevado número de mulheres.

Deus do êxtase e do entusiasmo, levava com seu cortejo alegria e felicidade por toda a Grécia onde também era considerado protetor das belas artes.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. gostei muito, parabens

    #Beatriz Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião um dos melhores deuses Greco-Romano, tanto como Baco, mas também como Dionísio. Deus das artes, das orgias e dos vinhos *~~* á e os gigantes gêmeos Efialtes e Oto que foram criados para derrotarem o Deus com o proposito de tomarem seu lugar no olimpo.

    Espero ter ajudado :D

    ResponderExcluir
  3. Deus muito legal e interessante um dos mais legais

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida... Ouvi falar que o nome "Dionísio" é usado para se referir a nomes de pessoa, e o correto seria se referir ao deus como "Dioniso". Vocês poderiam constatar se isso é sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Você está completamente correto. Eu mesmo não sabia disso. Vou corrigir a postagem.

      Excluir
    2. Como assim se referir a nomes de pessoas? Poderia me explicar melhor?

      Excluir
  5. Bom Artigo e Agora fico na dúvida porque há várias representações do Dionisio como um gordo velho em diversas mídias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente quem é representado dessa forma é o deus romano Baco, ou ainda Sileno, um dos seguidores de Dionísio.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby