Arte de Game Triumph |
Moloque, também conhecido com Moloch, Molekh ou ainda Malcã, era um deus a quem algumas culturas próximas do Antigo Oriente (fenícios, cananeus, amonitas) sacrificavam crianças . Alguns estudiosos têm identificado com Melqart Moloch, um deus adorado na cidade de Tiro, na costa oriental do Mar Mediterrâneo. Seu nome vem de uma raiz que pode significar "Rei" e também "vergonha". Moloque também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.
Moloque era um deus de aparência horrenda, sendo representado como um homem com cabeça de boi, todo esculpido em bronze e com uma cavidade aberta no abdômen. Seus sacerdotes aqueciam sua estátua de tal modo que ela se tornava vermelha, trazendo assim a atenção de seus adoradores. Eles colocavam as crianças, geralmente seus filhos primogênitos, sobre as mãos estendidas da estátua do deus, e depois as atiravam dentro de seu abdômen incandescente, onde eram devoradas pelas chamas. Para não provocar arrepios nos assistentes, os iníquos sacerdotes de Moloque tomavam o cuidado de mandar soar trombetas e rufar tambores, abafando assim, no ruído de uma música infernal, o gemido dos pobres inocentes.
Segundo a Bíblia, a lei dada a Moisés por Yahweh proibia os judeus de sacrificarem crianças a Moloque (Lv 20,2-5). No entanto, o rei Salomão introduziu o culto de Moloque em Israel, e depois dele muitos outros o seguiram. O rei Acaz queimou seus próprios filhos no fogo (2 Cr 28:3), o rei Manassés também sacrificou seus filhos ao fogo (2 Cr 33:6) e as dez tribos de Israel também passaram pelo fogo seus filhos e filhas (2 Reis 17:17).
O santuário de Moloque era localizado em um local fora de Jerusalém, chamado Gehena, nome este que alguns cristãos adotam como um outro nome para o inferno. Fontes romanas afirmam que havia uma escultura de Moloque em Cartago, uma cidade no norte da África.
O rei Josias profanou Tofete, principal centro da adoração de Moloque em Judá, a fim de impedir que as pessoas fizessem seus filhos passar pelo fogo (2Rs 23:10-13), mas isso não erradicou esta prática para sempre. Ezequiel, que começou a servir como profeta 16 anos depois da morte de Josias, menciona a ocorrência dela nos seus dias (Ez 20:31).
muito bom a materia. apesar de muitos saberem do siguinificado do nome moloque ainda assim chigao seus filhos ou os chamam de moleque.
ResponderExcluirInteressante.
ResponderExcluirkkkk Deus Cristão e ótimo!!!kkkk
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Sr. Kleber, não adianta apagar o comentário. Recebo ele via e-mail, então mesmo que você apague eu consigo visualizá-lo.
ExcluirAbaixo, os seus comentários:
"onde esta na biblia que o rei salomão prestou culto a outro deus sem ser o meu Deus o Deus de israel logo ele o mais sabio do mundo nunca vi tanta besteira junta e o pior ler tanta ignorancia"
Pois bem. Pegue sua bíblia e abra em I Reis 11:1-8. Você irá encontrar isso:
"Mas o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, bem como a filha de Faraó: as mulheres moabitas, amonitas, edomitas, dos sidônios e heteus, das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Você não deve se casar com elas, nem elas com você. Certamente elas vão virar os vossos corações após os seus deuses. Salomão agarrou-se a elas por amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; E suas mulheres lhe perverteram o coração. Pois foi assim, quando Salomão era velho, que suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e seu coração não foi fiel ao Senhor seu Deus, como era o coração de seu pai Davi. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos Amonitas. Salomão fez o mal aos olhos do Senhor, e não seguiu totalmente o Senhor, como fez seu pai Davi. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que fica a leste de Jerusalém, e para Moloque, abominação dos amonitas. E ele fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses."
Leu direitinho? Então não venha fazer comentários imbecis aqui no blog para não passar vergonha. Sugiro também que melhore o seu português; é tão ruim que até o seu nome você escreveu errado.
Seu outro comentário foi: "não tem nada a ver com a angola a palavra moloque e sim de origen fenincia de mais ou menos 1900.a.c os proprios amonitas que tiveram origem atraveis de ben,amique é o filho da filha de ló quando se deitou com sua filha mais nova que é o pai dos filhos de amom da origem amonitas"
ExcluirNeste você realmente falou algo de útil. A informação que a palavra moleque vinha de Moloque era realmente ridícula, e eu a retirei da postagem. A fonte desse texto equivocado é este blog: http://averdadeestampada.blogspot.com.br/2011/03/quem-e-moloque.html
O blog se dedica a "estampar a verdade" porém prega mentiras.
Eu só tenho uma dúvida: O que Moloque significa?
ResponderExcluirMoloque vem do hebraico Molek, que significa "rei".
ExcluirE quanto ao que ele representa? Por que os deuses sempre representam alguma coisa, por exemplo Ogum representa os ferreiros, a guerra, a caça e a agricultura, Hélio representa o sol, Thor representa o trovão, os raios e a tempestade e assim por diante, mas você não deixou claro o que ele representa.
ResponderExcluirEm todas as fontes consultadas por mim, Moloque é apenas associado ao sacrifício infantil. Pode ser que ele fosse uma divindade solar ou da guerra, mas não tenho essa informação.
ExcluirMas pelos elementos dele, como o fogo, usado para queimar as crianças, se localizar na barriga, a cabeça de touro e o sacrifício de bebês, dá para você ter uma ideia do que ele representa?
ResponderExcluirO sacrificio infantil era naquela região uma espécie de "troca". Em gratidão à uma prole numerosa, o pai passava sobre as brasas um dos proprios filhos.
ExcluirTeólogos judeus sugerem que o episódio da Akeda (o sacrificio de Itzchak) era pra mostrar a diferença entre Moloch e o Eterno.
O pedido é o mesmo mas na hora H, o anjo manda substituir por um cordeiro.
Isso tem uma certa lógica e também encaixa com a cabeça de touro, pois o touro é um animal ligado à reprodução e fertilidade
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirhttps://www.newworldencyclopedia.org/entry/Moloch mais informações.
ResponderExcluirQuando as fontes são bíblicas acho que é tudo no mínimo, muito tendencioso. Vejamos o caso de "Belzebu": Baal um deus da fertilidade e dos trovões (muitos dizem que Zeus é sua versão grega) também foi transformado num monstro maligno e horrendo, assim como vários outros.
ResponderExcluir"O deus do meu inimigo, é meu inimigo também".
E pra quem não sabe ainda, Javé, era parte do panteão cananeu até ser "promovido" a deus "único e verdadeiro" quando o culto a outros deuses foi negado, combatido.
Vemos diversos cristãos escandalizados com esse Moloch, e cultuam um deus ainda pior (pesquisem a lista de atrocidades).
Realmente,Moloque é um deus assustador.
ResponderExcluirOs seguidores dele me assustam mais.
ExcluirO Deus Vulcano lá do episódio " A alameda para Bali" do Pica Pau é inspirado nesse Deus.
ResponderExcluirSaudações.
ResponderExcluirMeu irmão, eu vos garanto sem sombra de dúvida que MOLOCH e ENLIL são os mesmos seres.
E que nunca houve sacrifícios humanos dedicados á Moloch/Enlil/Baal/Bel, mas sim uma prática perversa dos hebreus para demonizar outros deuses, envolvendo sacrifícios humanos. Tais atos foram praticados por hebreus/judeus.
Eu sou o alfa o o ômega o princípio é o fim !
ResponderExcluir