19 de fevereiro de 2013

Caos

۞ ADM Sleipnir



Caos (do grego Χάος, transl. khaos "separar, ser amplo"), é na mitologia grega, um deus primordial, a primeira das divindades do universo. É uma divindade de natureza difícil de ser compreendida, pois as idéias sobre ela mudaram várias vezes conforme o decorrer das eras. 

Existem muitas explicações sobre como ou quem é Caos, mas a maioria das teorias o definem como o vácuo a partir da qual todas as coisas foram criadas e transformadas  em entidades distintas, ou onde todos existem numa forma confusa e amorfa, antes de serem separados em gêneros. Em outras palavras, o Caos é ou foi "nada". 

Com exceção do poeta Higino, que o atribui o gênero masculino, todos os outros o tratam como um ser andrógino (característica comum a muitos dos seres primordiais), e seus filhos foram gerados através de cisões de si próprio. Ele gerava novos seres a partir da separação e distinção dos elementos. De Caos nasceram Nix (a Noite) e Érebo ( A s Trevas). Também são atribuídos à Caos a criação de Gaia (A Terra), Eros (O Amor) e Tártaro (O Submundo), apesar deles serem considerados meio-irmãos de Caos. Junto de sua filha Nix, teria gerado as Moiras, as deusas do destino.


Caos, era para os gregos o oposto de Eros, significando, corte, rachadura, cisão ou separação. e Eros o principio que produz a vida por meio da união dos elementos (masculino e feminino).




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

9 comentários:

  1. Vocês Nas tinham a imagem do deus ?

    ResponderExcluir
  2. Você errou totalmente. Caos é o mais velho deus e vivia no cosmos, a morada dos Primordiais.
    Caos gerou, assexuadamente, dois filhos (nix e Érebo) e depois mais 10 (Gaia, eros, cosmos, uranos, eter,Hemera etc) e a partir dai virou o deus supremo ate ser distronado por uranos que foi distronado por Cronos que foi distronado por Zeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que afirmo que Caos foi a primeira divindade do universo, sub-entendesse que ele é o mais velho dos deuses. Também digo no texto que seus filhos foram gerados através de cisões do mesmo (reprodução assexuada). Quanto a ser destronado (com "e" e não com "i) por Urano, eu não disse nada a respeito, então como poderia ter errado? Abraços.

      Excluir
    2. Nunca li nada a respeito dele ser destronado por Uranus
      E o que foi postado está correto, fera

      Excluir
  3. Muito interessante !
    Tragam mais postagens sobre os primordiais se possível, é muito raro ver algo sobre eles;
    e continuem com o bom trabalho !

    ResponderExcluir
  4. Caos é realmente massivo
    Muito legal o post... TRAGAM MAIS XD

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem! Eu já havia pesquisado sobre o Caos antes e por isso, só queria ter certeza aqui. Bem, tudo se confirmou, e não entendo os comentários acima que dizem sobre erros na postagem, pois está correta em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro a mitologia grega. Sempre venho aqui p conhecer mais dos assuntos. Parabéns !!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby