Image Map

23 de fevereiro de 2013

Sekhmet

۞ ADM Sleipnir


Sekhmet (também Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet) é uma deusa solar e também a deusa da vingança e das doenças na mitologia egípcia. É filha do deus solar , esposa do deus Ptah e mãe de NefertemEla era uma feroz deusa da guerra, a destruidora dos inimigos de Rá e Osíris e seu temperamento era incontrolável. 

Seu nome é derivado da palavra egípcia sekhem, que significa poder, força e ela representa o escaldante, ardente e destrutivo calor do sol. Ela possui as características de uma mulher com cabeça de leoa coberta por um véu,  às vezes com a adição de um disco solar na cabeçaSuas estátuas sentadas mostram ela segurando o ankh (a chave da vida), mas quando ela é representada caminhando ou em pé, ela geralmente tem um cetro formado a partir de papiro (o símbolo do norte ou Baixo Egito), sugerindo que ela estava associada principalmente com o norte. No entanto, alguns estudiosos afirmam que a divindade foi introduzida a partir do Sudão (sul do Egito), onde os leões são mais abundantes. 



Em sua lenda, Ra a enviou para que punisse a humanidade pelos pecados que os homens cometiam, porém a raiva de Sekhmet se tornou tão grande, que ela extrapolou matando pecadores e inocentes por igual, e ela teria destruído toda a humanidade se Ra não tivesse tido piedade dos homens. Ele então a enganou tingindo de vermelho sangue 7000 barris com cerveja, e derramou em seu caminho. Ela bebeu tudo acreditando ser sangue humano e ficou completamente bêbada. Com isso ela logo se esqueceu de sua raiva e assim a humanidade foi salva da destruição.

O centro principal do culto a Sekhmet estava em Memphis (Men Nefer), onde foi adorada como "a destruidora" ao lado de seu consorte Ptah (o criador) e Nefertem (o curandeiro).

Alcunhas

A deusa possuía várias alcunhas relacionadas ao seu papel como deusa vingadora e trazedora de doenças: "Dama Vermelha", "Dama da Pestilência", "Dama do Terror" e também era chamada de "Senhora da Vida", por seu papel como patrona dos médicos e curandeiros.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem com você?
    Adorei o post sempre visito aqui quando quero boas informações que, em outros sites, só encontro coisa rala!
    Tempos atrás fiz um post sobre essa deusa e gostaria muito que você pudesse dar uma olhada me dizer o que achou. ;)
    https://dezmilnomes.wordpress.com/2011/05/13/sekhmet/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Gostei do texto. Aliás, já tinha visitado o seu blog para ler o post sobre a Morrigan. Muito bom!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby