Image Map

19 de fevereiro de 2013

Caos

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Caos (do grego Χάος, "abismo" ou "vácuo"), é na mitologia grega um dos protogenoi (deuses primordiais) sendo o primeiro a existir no universo. É uma divindade de natureza difícil de ser compreendida, pois as idéias sobre ela mudaram várias vezes conforme o decorrer das eras. Existem muitas explicações sobre como ou quem é Caos, mas a maioria das teorias o definem como o vácuo a partir da qual todas as coisas foram criadas e transformadas  em entidades distintas, ou onde todos existem numa forma confusa e amorfa, antes de serem separados em gêneros. Em outras palavras, o Caos é ou foi "nada".  Na teogonia órfica, Caos identificado com a mistura primordial de elementos - terra, água, fogo e terra - descria como a "Lama Primordial".

Com exceção do poeta Higino, que lhe atribui o gênero masculino, todos os outros o tratam como um ser andrógino (característica comum a muitos dos seres primordiais), e seus filhos  Nix (personificação da noite) e Érebo (personificação da escuridão), foram gerados através de cisões de si próprio. Gaia (a Terra), Eros (o Amor) e Tártaro (o Submundo) vieram a existir logo após Caos, e isso leva muitos ao erro de acreditar que estes também eram filhos dele.

Arte de Luca Arguto
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

12 comentários:

  1. Vocês Nas tinham a imagem do deus ?

    ResponderExcluir
  2. Você errou totalmente. Caos é o mais velho deus e vivia no cosmos, a morada dos Primordiais.
    Caos gerou, assexuadamente, dois filhos (nix e Érebo) e depois mais 10 (Gaia, eros, cosmos, uranos, eter,Hemera etc) e a partir dai virou o deus supremo ate ser distronado por uranos que foi distronado por Cronos que foi distronado por Zeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que afirmo que Caos foi a primeira divindade do universo, sub-entendesse que ele é o mais velho dos deuses. Também digo no texto que seus filhos foram gerados através de cisões do mesmo (reprodução assexuada). Quanto a ser destronado (com "e" e não com "i) por Urano, eu não disse nada a respeito, então como poderia ter errado? Abraços.

      Excluir
    2. Nunca li nada a respeito dele ser destronado por Uranus
      E o que foi postado está correto, fera

      Excluir
  3. Muito interessante !
    Tragam mais postagens sobre os primordiais se possível, é muito raro ver algo sobre eles;
    e continuem com o bom trabalho !

    ResponderExcluir
  4. Caos é realmente massivo
    Muito legal o post... TRAGAM MAIS XD

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem! Eu já havia pesquisado sobre o Caos antes e por isso, só queria ter certeza aqui. Bem, tudo se confirmou, e não entendo os comentários acima que dizem sobre erros na postagem, pois está correta em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro a mitologia grega. Sempre venho aqui p conhecer mais dos assuntos. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. Fica a dúvida caos foi algum dia rei dos deuses

    ResponderExcluir
  8. Gostei do Post... tirei minhas dúvidas... sobre o caos!!

    ResponderExcluir
  9. Estudando mitologia novamente pra não me esquecer

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby