Image Map

29 de agosto de 2022

Mut

۞ADM Sleipnir

Arte de Gavin Wynford

Mut (egípcio Mwt, também chamada de Maut) era na mitologia egípcia a deusa mãe protetora da cidade de Tebas (4º nomo do Alto Egito, conhecida pelos egípcios como Waset). Seu nome em egípcio, Mwt, significa tanto "mãe" como "abutre", e isso se deve ao fato de que os antigos egípcios consideravam o abutre uma mãe protetora e nutridora.

Mut era retratada como uma mulher, às vezes alada, ou como um abutre, geralmente usando coroas reais egípcias - ela costumava ser mostrada usando a coroa dupla do Egito ou o cocar de abutre das rainhas do Novo Reino. Ocasionalmente, ela era retratada como um homem, em parte porque um de seus títulos era "Mut, Aquela Que Dá A Luz, Mas Ela Mesma Não Nasceu de Ninguém", e em parte devido à crença supersticiosa de que na verdade não existiam urubus machos (o macho é quase idêntico em aparência à fêmea). Mais tarde, ao assumir os atributos de outras deusas egípcias, Mut acabou sendo retratada como uma mulher com cabeça de leoa, vaca ou cobra.

Mut substituiu a esposa anterior de Amon, Amanuet ("A Oculta") durante o Reino Intermediário. Acreditava-se que Mut existia desde os tempos primitivos, existindo ao lado de Nun, as águas primitivas (possivelmente porque ela substituiu Amaunet, que era um dos antigos deuses da ogdóade que viviam nas águas).

Arte de solar-sea

Ela foi inicialmente adorada como uma divindade local, mas ganhou destaque como a rainha dos deuses quando seu marido, Amon, se tornou o principal deus nacional durante o Novo Reino. Tebas se tornou a capital do Egito, e os deuses tebanos se tornaram os deuses nacionais. Como resultado, Mut também foi intimamente associada à rainha, a mãe da nação. Ela era particularmente popular entre as rainhas das dinastias XVIII e XIX, mais notavelmente a faraó Hatshepsut e Nefertari Merytnmut (“Nefertari, Amada de Mut”), a esposa principal de Ramessés II.

Quando Amon se fundiu com o deus do sol Ra tornando-se Amon-Ra, Mut herdou o título de “Olho de Ra” (título esse também associado à Sekhmet, Hathor, Tefnut, Bastet e Wadjet, entre outras deusas). O “Olho de Ra” era a filha de Ra na forma de um leão que personificava o forte calor do sol. No entanto, Mut também era “Mãe do Sol em Quem Ele Nasce” - tornando-a tanto mãe quanto filha do deus sol. Originalmente, Montu (o deus da guerra tebano) era considerado filho deles, mas foi substituído por Khonsu (o deus da lua). A tríade tebana formada por Amon, Mut e Khonsu foi adorada no templo de Amon em Luxor (Ipet-Resyt). Embora sua adoração se concentrasse em Tebas, ela também era adorada em Djannet (Tanis), Zau (Sais), no Oásis de Carga e em Dakhla.


Mut também estava intimamente associada a várias outras deusas, como Ísis e Nut, e era adorada como membro de várias divindades compostas. Ao lado de Ísis e Nekhbet, ela formava a divindade chamada Mut-Isis-Nekhbet, a Grande Mãe e Senhora. Ela era uma deusa alada com pés leoninos, um pênis ereto e três cabeças (a cabeça de uma leoa usando o cocar de plumas duplas de Min, a cabeça de uma mulher usando a coroa dupla do Egito e a cabeça de um abutre usando a coroa vermelha de Baixo Egito). Com Bastet e Sekhmet, ela formava Sekhmet-Bast-Ra, outra divindade de três cabeças (a cabeça de um leão com um cocar emplumado, uma mulher usando a coroa dupla e um abutre usando um cocar emplumado duplo). Nessa forma, ela é descrita no Livro dos Mortos, protegendo os mortos de serem perturbados. Ela também foi adorada como Mut-Wadjet-Bast, Mut-Temt e Mut-Sekhmet-Bast-Menhet.

Durante o Império Novo, um dos feriados mais populares era o Festival de Mut em Tebas. Uma estátua da deusa era colocada em uma barca e navegava ao redor do Isheru (um lago sagrado na forma de uma pequena lua crescente localizado em seu templo em Karnak). Também havia uma celebração durante o festival de Ano Novo, quando a estátua de Amon viajava de seu templo em Luxor até Karnak para visitá-la. Originalmente, ela era dedicada à deusa da fertilidade Opet (possivelmente um aspecto de Taweret), como uma forma de garantir a fertilidade para o ano seguinte. O templo de Mut, Hwt-Mwt (“a propriedade de Mut”) era situado ao sul do grande templo de Amon-Ra, com uma avenida de esfinges se aproximando dele. Lá ela era adorada como “Mut, a Grande Senhora de Isheru, a Senhora do Céu, a Rainha dos Deuses”. Estranhamente, há poucas representações dela em sua forma de abutre neste templo. No entanto, existem inúmeras representações dela como Sekhmet, o "Olho de Ra" - várias das quais parecem ter sido transportadas do templo funerário de Amenhotep III na margem oeste. Pensa-se que o templo foi inicialmente estabelecido pelos faraós Hatshepsut e Tutemósis III, e depois expandido por Seti IRamessés IIRamessés III e Taharqa. Ela foi adorada até o período romano, quando seu templo caiu em ruínas.

Ruínas do templo de Mut em Karnak

fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby